? ºC Teresina - PI

Valter Lima

06/09/2011 07:44

Artista Plástico sãomiguelense Francineto Saraiva ganha destaque no mundo das Artes

Imagem: Arquívo Pessoal do ArtistaClique para ampliar"Neto Saraiva" em exposição de suas artes
O artista Plástico sãomiguelense Francineto Saraiva vem despontando no mundo das artes, ganhando espaço e destaque com suas exposições por onde passa. Na última edição do Cachaça Fest, realizada em Castelo do Piauí, de 29 a 31 de julho, Francineto se consolidou em meio a outros artistas regionais enfatizando, por meio de suas obras, a temática do sertão brasileiro.

Perfil e Biografia pessoal:

Filho de lavrador, mãe semi-anafalbeta e pai analfabeto, Francineto Saraiva passou boa parte de sua vida ao lado dos pais. Desde criança o artista desenha. Começou a pintar quadros em 2002. Por várias vezes fora chamado para desenhar pessoas em festas de amigos e parentes. Seu hobby é ler, desenhar e pintar.

Breve histórico do Artista Francineto Saraiva:

Neto Saraiva é professor da rede estadual e municipal de ensino na cidade de São Miguel do Tapuio, das disciplinas Língua Portuguesa e Artes. Estudou história da arte para criar seu método artístico, em uma obra única, não sendo realizadas cópias. Com estilo próprio, o artista usa pontos que dão forma e volume a figuras estilizadas, com figuras típicas da região representadas em algumas telas.

Trabalhos e exposições já realizados:

Seus trabalhos já participaram de exposições em Teresina (Atlantic City, Casa da Cultura e Universidade Federal do Piauí); Festival de Inverno de Pedro II; Pólo da UESPI em Castelo do Piauí, dentre outros, tendo recebido ampla repercussão na imprensa do Piauí (rádio, jornais, TV, portais etc). Seus quadros estão espalhados por Castelo do Piauí, Campo Maior, Assunção do Piauí, Teresina, bem como pelos estados de Minas Geras, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Neto Saraiva está representando por sua obra artística também em outros países, como Noruega e Alemanha.

Com aproximadamente 200 trabalhos artísticos já criados, pretende realizar exposições em 2012 nas cidades de Brasília-DF, Parati-RJ, dentre outras que estão sendo agendadas.

Paisagens coloridas que parecem montadas com retalhos de tecido. Figuras humanas estilizadas que lembram a vestimenta exótica do vaqueiro nordestino. Os quadros pintados pelo professor Neto Saraiva são tudo isso e um pouco mais. O artista mostra uma brincadeira visual que atrai até ao observador menos atento. Ele pinta com a alma sertaneja.

Como começou o seu trabalho:

Há cinco anos resolveu dedicar-se à pintura. Hoje Neto Saraiva consolida uma identidade na arte de pintar. Mas a busca por exteriorizar o sentimento artístico continua.

O artista sãomiguelense Neto Saraiva demonstra um diálogo amistoso com pincéis, tintas e suportes. “Pinto as coisas que já vivenciei; o que vejo; o que quero ver”, conta - entusiasmado com o trabalho. “Quero mostrar o meu trabalho; aprender mais; retratar a minha realidade”, esclarece Neto.

Imagem: Robson Miguel "Neto Saraiva" na 7ª edição do Cachaça Fest - em exposição de seus trabalhos.
Imagem: Robson Miguel Quadro Obra de Francineto Saraiva, em exposição na 7ª edição do Cachaça Fest.
Imagem: Robson Miguel Quadro Quadro "Caminho da Roça", um dos mais belos do artista, em exposição na 7ª edição do Cachaça Fest
Imagem: Robson Miguel Quadro de Francineto Sariva, exposição na 7ª edição do Cachaça Fest(Imagem:Robson Miguel )Quadro de Francineto Sariva, exposição na 7ª edição do Cachaça Fest
Imagem: Robson Miguel "Neto Saraiva" ao lado de uma de suas obras artisticas - 7ª edição do Cachaça Fest





_______________________________________________________________________
Imagem: Armazém Paraíbalogomarca(Imagem:Armazém Paraíba)PUBLICIDADE - WEB JORNALISMO / Valter Lima

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo