? ºC Teresina - PI

Turismo

22/03/2017 16:48

Alunos do Educandário Santa Helena tem aula de campo em Picos dos André

A aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas como geografia, história, artes etc. Compreende-se que esse tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem, permitindo, aos alunos, um contato com aspectos mais amplos referentes aos temas estudados em sala de aula. Aspectos estes, que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras.

Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos. O desenvolvimento de atividades em espaços com essas características traz a vantagem de possibilitar, ao estudante, a percepção de que fenômenos e processos naturais estão presentes no ambiente como um todo, possibilitando explorar aspectos relacionados com os impactos provocados pela ação humana nos ambientes.

"A escolha da comunidade Picos dos André, zona rural de castelo do Piauí, para a nossa aula de campo, foi por que o lugar possui uma das maiores concentrações de arte rupestre de todo o nosso estado do Piauí, visto que os alunos do 6°ano estarem vendo os conteúdos de história (Pré-História), geografia (origem das rochas) e artes (O que é arte) relacionados ao tema", concluiu Lucineide Vieira coordenadora pedagógica da escola.

Acompanhou também o grupo de alunos na aula de campo, o professor Augusto Júnior (geografia e história) e o guia de turismo, Carlos Henrique, profundo conhecedor da fauna e flora local.

Texto e fotos: Augusto Júnior Vasconcelos


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo