? ºC Teresina - PI

Turismo

20/12/2016 15:32

Turistas capixabas visitam roteiros turísticos de Castelo e Buriti dos Montes

No último final de semana um grupo de turistas da cidade de Vitória (ES) fez um roteiro integrado entre as cidades de Castelo do Piauí e Buriti dos Montes, visitando alguns atrativos turísticos.

O roteiro teve início na zona rural buritiense onde conheceram o Vale dos Cristais, local onde existiu a extração de cristais de quartzo, popularmente conhecido como cristal de rocha, no povoado Santana. Em seguida foi a vez da Fazenda Nova Olinda que ainda guarda as ruínas da antiga agroindústria Caraíbas, que dentre outros produtos, fazia a Manteiga Caraíbas. A tarde o passeio seguiu pela localidade castelense Picos dos André, que concentra a maior parte dos sítios arqueológicos de nossa região, além de belas paisagens naturais e uma vista belíssima do Mirante das Tartarugas.

O dia de domingo foi para conhecer o Parque Municipal Pedra do Castelo, que além do suntuoso e místico castelo rochoso, apresenta outros atrativos de rara beleza e pouco explorados. O passeio no Mirante das Arraias e terminando com um banho na Cachoeira das Arraias.

Na segunda foi a vez de um dos roteiros mais consagrados de nossa região, o cânion do Poti, responsável por atrair turistas do Brasil inteiro.

É repetitivo dizer que o turismo é uma das atividades mais lucrativas da economia, mas se essa atividade chamada também de "indústria sem chaminé", for explorada de forma sustentável, principalmente em ambientes naturais, com a prática do ecoturismo, pode alavancar a economia de qualquer cidade, ainda mais uma região rica e com potencial enorme que podem ser trabalhadas diversas modalidades de turismo diferentes.

Só para exemplificar, esse pequeno grupo de sete pessoas, movimentou parte do trade turístico das duas cidades, hotel, restaurante, lanchonetes e guias de turismo.

Texto e fotos: Augusto Júnior Vasconcelos.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo