? ºC Teresina - PI

Tecnologia e Informática

06/12/2011 15:01

Chat do Facebook espalha vírus entre usuários

Um worm foi identificado em mensagens trocadas no chat do Facebook e está se espalhando pela rede social por meio de contas de usuários infectados.

Segundo a empresa Sophos, links para imagens trocadas pelo chat estariam enganando os usuários, que acreditam serem mensagens legítimas.

O ataque estaria instalando o worm Dorkbot e não está sendo reconhecido pelo sistema de segurança do próprio Facebook.

Este worm acessa o chat do usuário infectado e envia links para seus contatos, parecendo uma ação legítima. Embora o link exiba o endereço “facebook.com”, o mesmo redireciona para uma página maliciosa.

Ao clicar no link o usuário irá baixar, involuntariamente, um arquivo executável que irá baixar outro código malicioso da internet e irá instalar um pacote de arquivos .BAT no computador já infectado.

E por fim, o worm Dorkbot será instalado no computador com Windows. Segundo a Sophos, os arquivos agem como trojan (cavalo de troia) e são identificados como “Troj/VB-FRI” e “Troj/VB-FRJ”.

A empresa aconselha a sempre duvidar de links recebidos em redes sociais, mesmo que tenham sido enviados de pessoas conhecidas. E sempre deixar o antivírus atualizado.

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo