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Tecnologia e Informática

07/08/2013 13:39

Veja como ter segurança em jogos online

O jogo remoto (a dinheiro) é aquele cujas apostas ocorrem via internet, telefone, televisão interativa ou outra tecnologia, quando os fornecedores e os consumidores dos serviços de jogo estão localizados em lugares diferentes.

O direito de explorar jogos de fortuna ou de azar, designadamente os disponibilizados por casinos online como os slots, o poker, o BlackjackOnline.pt o a roleta, encontra-se vedado aos particulares e demais pessoas coletivas, públicas ou privadas, vigorando, consequentemente, o princípio da proibição.

Essencialmente, na Europa, a lei proíbe as pessoas singulares e outras entidades de exercer livremente a exploração dos jogos de fortuna e azar. O jogo pode ser permitido por uma autorização especial, concedida pelo Estado, por períodos fixos de tempo e sujeita a controle estrito.

Para sua legítima proteção, o jogador responsável deverá sempre verificar se o sítio onde joga, ou pretende jogar, utiliza pelo menos alguns dos seguintes instrumentos:

• Limitação de idade quer a muito jovens quer a demasiado idosos.

• Autolimitação financeira e temporalbem comoautoexclusão caso sejam excedidos quaisquer limites previamente fixados, devendo para tal o sítio disponibilizar tal funcionalidade.

• Informação/avisos/autotestes, sobretudo aquando do registo nos sítios, mas também ao longo do tempo de jogo, devendo o jogador ser avisado dos seus ganhos ou perdas, do tempo já consumido, etc.

• Proibição da utilização de crédito evitando assim que o jogador se endivide para poder continuar a jogar.

• Testes de realidade verificando a identidade do cliente, a veracidade dos dados fornecidos, etc.

• Obrigação de vigilância para os operadores em linha, ou seja, que os operadores que disponibilizam jogos online devem manter os seus sítios sob apertada vigilância contra a possível intrusão de hackers.

• Restrições impostas a determinadas formas de jogo ou de aposta, consideradas de maior risco.

• Limites na comunicação comercial, ou seja, que a utilização de dados do cliente para prestação de serviços de apoio ou para divulgação de novidades não coloque em causa a privacidade dos mesmos.


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