? ºC Teresina - PI

Social

21/08/2015 07:21

Loja Maçônica Estrela de Castelo comemorou o Dia do Maçom com jantar

Dia 20 de agosto é comemorado por todas as Lojas Maçônicas o Dia Mundial do Maçom. Em Castelo do Piauí a Loja Maçônica – Estrela de Castelo Nº 4.378 – promoveu na residência da professora Mocinha Almeida, um jantar para celebrar esse grande dia.
Imagem: Portal CDPPresentes ao jantar(Imagem:Portal CDP)Presentes ao jantar
Imagem: Portal CDPConvidados e Irmãos Maçons comemoraram o Dia do Maçom com um jantar(Imagem:Portal CDP)Convidados e Irmãos Maçons comemoraram o Dia do Maçom com um jantar
Os Irmãos Cardoso Neto e Arcanjo Miguel fizeram uso da palavra para falar sobre a Maçonaria e o porquê da data da comemoração, ao tempo em que parabenizaram por esse dia tão especial na vida de cada maçom.
Imagem: Portal CDPIrmão Cardoso Neto(Imagem:Portal CDP)Irmão Cardoso Neto
Imagem: Portal CDPIrmão Arcanjo Miguel(Imagem:Portal CDP)Irmão Arcanjo Miguel
Foi apresentado um vídeo produzido pelo Irmão Celso Acelino falando sobre a história da Maçonaria e alguns representantes famosos da Ordem no Brasil, como José Bonifácio, D. Pedro I, Gonçalves Ledo, Luís Gonzaga e figuras reconhecidas no mundo todo como Winston Churchil, Abraham Lincoln, Mozart, entre outros.

O Deputado Estadual da Loja Estrela de Castelo, Terceiro Matos, disse que ficou muito bem impressionado com a organização da Loja, que é a mais nova do Brasil, das federadas ao Grande Oriente do Brasil, potência que segue o Rito Brasileiro. “Fico feliz de ver o crescimento do trabalho realizado pelos membros dessa Loja e que quando voltar a Castelo do Piauí, daqui a alguns anos, me alegrará mais ainda ao ver os resultados alcançados pelo trabalho de todos”, disse Terceiro.
Imagem: Portal CDPDeputado Estadual da Loja Estrela de Castelo, Terceiro Matos(Imagem:Portal CDP)Deputado Estadual da Loja Estrela de Castelo, Terceiro Matos
A palavra foi facultada pelo mestre de cerimônia, José Francisco Lima de Almeida, que é o Primeiro Vigilante da Loja Estrela de Castelo. Ao ser facultada a palavra, se pronunciou o ex-vereador José Ferreira Lima Júnior, o Júnior do Zezé, que é também Maçom, mas não é dos quadros da Estrela de Castelo. Júnior do Zezé destacou a importância da Maçonaria e seus preceitos para o crescimento individual e da sociedade onde estão inseridos.
Imagem: Portal CDPJosé Ferreira Lima Júnior, o Júnior do Zezé(Imagem:Portal CDP)José Ferreira Lima Júnior, o Júnior do Zezé
Na oportunidade o Venerável Mestre da Loja Maçônica – Estrela de Castelo Nº 4.378 – Francisco Waldeburg Sales, falou sobre a importância da entidade no campo filosófico, social e político. Waldeburg disse que nos grandes movimentos que aconteceram no Brasil, a Maçonaria estava presente e que a Loja Estrela de Castelo, preocupada com alguns fatos que abalaram a cidade de Castelo do Piauí, está preparando um grande e valioso trabalho que atingirá a juventude castelense.
Imagem: Portal CDPVenerável Mestre da Loja Estrela de Castelo, Waldeburg Sales(Imagem:Portal CDP)Venerável Mestre da Loja Estrela de Castelo, Waldeburg Sales
A cunhada Valdelícia, esposa do Mestre Maçon, Francisco de Pinho Pereira, o Ceará, também fez uso da palavra e falou da experiência de ter um marido que faz parte dessa organização e anunciou que aquele jantar foi o primeiro do Buffet das Cunhadas da Estrela de Castelo.
Imagem: Portal CDPCunhada Valdelícia(Imagem:Portal CDP)Cunhada Valdelícia
A data que comemora o Dia do Maçom no Brasil consta do art.179 da constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto. No estado do Piauí, foi oficializado o Dia do Maçom, através de um requerimento da deputada Flora Isabel, que aprovado na Assembléia Legislativa do Piauí e o Projeto de Lei foi sancionado pela então governadora, Margareth Coelho.
Imagem: Portal CDPMembros da Loja Estrela de Castelo(Imagem:Portal CDP)Membros da Loja Estrela de Castelo
Da esquerda para a direita, temos: , da esquerda para a direita: Hermelino Cardoso, Celso Acelino, Robert Campelo, Arcanjo Miguel, Waldeburg Sales, Terceiro Matos, Ceará, José Francisco e Cardoso Neto.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo