? ºC Teresina - PI

Sebastião Silva Neto

18/03/2013 09:46

Com projeto de expansão Portal CDP chega ao município de Piripiri

O  Portal CDP - O Melhor da Informação,chega a mais um município do Piauí, desta vez na bela e querida Piripiri. A cidade está localizada a 166 quilômetros da capital Teresina e é a quarta mais populosa do estado.
 
O nosso correspondente será o jovem Sebastião Silva Neto, com bastante experiência no ramo e que já trabalhou em vários meios de comunicação do estado. 
 
Para nossa equipe será um prazer estar entrando em mais uma cidade do nosso querido estado, com e a partir de hoje, a população de Piripiri poderá contar com o nosso apoio na divulgação de tudo que diz respeito a essa bela cidade e regão.
 
Saiba mais sobre o município de Piripiri  
 
Piripiri é um município brasileiro do estado do Piauí. Piripiri vem de Peripery, que significa para uns, capim-capim ou capinzal e, para outros, junco, arbusto encon¬trado perto de lagoas. Batizada assim por haver muito desse capim na fazenda do funda¬dor, o Padre Domingos de Freitas e Silva.
 
Banhada pelo Rio dos Matos, possui uma área de 1.629 quilômetros quadrados que representa 0,56% do Piauí, 0,091% da região Nordeste e 0,016% da área do Brasil. Suas coordenadas geográficas são: 4º12’00” de latitude Sul e 41º46’29” de longitude a Oeste de Greenwich. Está localizada sob uma altitude: 156 metros. Está localizada a 166 quilômetros da capital do Estado. E distante do litoral mais ou menos 191 quilômetros.
 
Fica localizada na região do Meio-Norte e na Microrregião do Baixo Planalto Piauí¬ense. Possui uma população urbana de 72,4%, e uma população rural de 27,6%. Limita-se ao Norte com o município de Brasileira. Ao Sul com Capitão de Campos. Ao Leste limita-se com os municípios de Pedro II e Olho D’água Grande. E a Oeste limita-se com Barras e Batalha.
 
Piripiri, cidade do interior do Piauí, pode ser classificada no momento como a quarta cidade do Estado em população, perdendo apenas por Teresina, Parnaiba e Picos. Situada entre a capital Teresina e a cidade litorânea de Parnaíba possuí um clima Tropical quente, chegando a registrar uma temperatura média entre 26°C e 38°C. Esta é uma região em que se pedromina a caatinga. Anualmente registra índices de precipitação pluviometrica entre 800mm e 1600mm, o que aumenta significativamente nos meses de fevereiro, março e abril que são os meses mais úmidos.
 
No passado, Piripiri tinha como principal economia a criação de gado e a cera de Carnaúba, produto abundante do município. Esta teve espetacular valorização durante a Segunda Guerra Mundial. No período pós-guerra, devido à descoberta e fabricação em grande escala de produtos sintéticos incluindo cera sintética, houve queda maciça do preço da cera de Carnaúba, ao ponto de não mais despertar interesse comercial.
 
A cidade se destaca, economicamente, como o segundo maior pólo de Indústria de Confecções, possuindo cerca de 300 unidades fabris, todas elas micro e pequenas empresas, e destaca-se ainda pelo Comércio. Além disso, Piripiri se destaca no turismo com várias atrações, que entre a mais conhecida está o "Açude Caldeirão".
 
Atualmente Piripiri possuí uma economia baseada no turismo, agricultura, extrativismo e pecuária.
 

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo