? ºC Teresina - PI

Saúde

16/06/2017 12:05

Secretário estadual de saúde Florentino Neto visita o Hospital Nilo Lima e elogia a atual gestão

Atendendo convite do prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares e do vice-prefeito Daniel Machado, que também é diretor do Hospital Municipal Nilo Lima, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, visitou o hospital de Castelo do Piauí na manhã de ontem (15).

A visita contou com a presença do líder do governo na assembléia, deputado estadual João de Deus e do publicitário Alcide Filho que veio acompanhando o deputado.

Magno e Daniel recepcionam o secretário de saúde Florentino Neto

O diretor da casa de saúde, Daniel Machado, considerou como positiva a visita do secretário. "Foi uma oportunidade do secretário não apenas conhecer, mas sentir a realidade do nosso hospital. Apesar dos esforços no sentido de melhorar as condições do hospital, ainda enfrentamos muitas dificuldades, principalmente de ordem financeira e a conversa com o secretário resultou em algumas ações que podem minimizar esse problema do financiamento do hospital", disse Daniel.

O secretário disse que é possível inserir o hospital em alguns programas que podem favorecer um aumento no aporte de recursos destinados ao hospital. Ele citou a inclusão do HMNL na RUE (Rede de Urgências e Emergências) e na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Sobre a RAPS;

A Rede de Atenção Psicossocial dispõe sobre a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tem como objetivos gerais a ampliação do acesso à atenção psicossocial da população em geral, a promoção de vínculos das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção e a garantia da articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

 "A inserção do hospital na RAPS tem como justificativa a dificuldade enfrentada no tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos, principalmente em crise. Além de permitir uma melhora na arrecadação, teremos melhores condições de oferecer um melhor tratamento para esses pacientes. Será possível também trabalhar uma forma de evitar suicídios, um problema bastante frequente em nosso município", completou Daniel.

Na sua visita ao hospital, Florentino Neto se comprometeu em aumentar os tetos do hospital, no ambulatório, internação e realização de alguns exames como a ultrassom. "Para se ter noção de que é uma necessidade urgente o aumento dos tetos, o hospital com um teto máximo de 510 consultas, realizou mais de 2 mil atendimentos. São 1500 atendimentos que não são pagos e embora a tabela do SUS pague apenas 10 reais por consulta, são 15 mil reais que deixam de entrar no faturamento do hospital", explicou o diretor.

O secretário Florentino ficou muito entusiasmado com o projeto de uma horta comunitária desenvolvido no hospital que tem a colaboração do técnico da secretaria municipal de agricultura, Vilson Francez. "Antes de assumir a SESAPI fiz uma pesquisa sobre projetos inovadores realizados em hospitais não só do Piauí, mas de todo o Brasil e confesso que o único hospital no Brasil que realiza esse tipo de trabalho é o hospital de Castelo do Piauí e isso me deixa contente e avalio que essa gestão tem muita vontade de trabalhar e me comprometo a colaborar, principalmente por perceber esse desejo de melhorar como um todo o hospital de Castelo", declarou o secretário.

Vison Francez, responsável pela horta comunitária

O diretor Daniel Machado disse ainda que vai iniciar nos próximos dias a reforma da área externa do hospital, com a pintura da fachada e anunciou também que já foi licitado e está em fase de execução, com prazo máximo de trinta dias para finalizar, um sistema de monitoramento através de 16 câmeras, assim como aquisição de computadores para implantar um sistema de gerenciamento e controle. Daniel também falou que irá elaborar um projeto para retirada da lavanderia do local que se encontra para uma área externa do hospital.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo