? ºC Teresina - PI

Saúde

Catapora 20/10/2016 20:19 Informações: Meio Norte

Teresina registra surto de catapora e cidades do interior também correm risco

Após a confirmação de um óbito por varicela, a popular catapora, além de uma internação de outra criança em estado grave também por conta da doença, foi aceso o sinal vermelho para um surto em toda a Teresina. Segundo números da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram notificados 494 casos da enfermidade e 14 surtos.

Ainda de acordo com a FMS, foram solicitadas informações da criança ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela para que o setor de Epidemiologia da FMS faça a investigação do caso. No Brasil a varicela não é uma Doença de Notificação Compulsória.

A Fundação ressalta que, quando confirmados casos de catapora na cidade, a FMS faz a investigação das pessoas que tiveram contato com os acometidos pela doença para saber se nesse círculo de pessoas há gestantes ou pessoas imunodeprimidas para monitoramento.

A vacinação, em caso de surtos da doença, deve ser restrita a ambientes hospitalares, com o objetivo de prevenir novos casos, em razão da alta capacidade de contágio do vírus. Crianças a partir de um ano já podem ser imunizadas. Em clínicas particulares a vacina custa, em média, R$ 200.

A catapora é caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas, na forma de pequenos pontos vermelhos, podendo ser acompanhadas de febre moderada e outros sintomas sistêmicos leves. A doença pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro, em razão das altas temperaturas, que contribuem para a permanência em ambientes fechados.


Veja também sobre varicela catapora
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo