? ºC Teresina - PI

Saúde

24/08/2013 12:53

Castelo do Piauí está entre as cidades com maior número de casos de dengue registrados no Piauí

Imagem: ReproduClique para ampliarMosquito da Dengue(Imagem:Reprodu)Mosquito da Dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou 5.692 notificações de dengue no Piauí em 2013. A maioria dos casos foram registrados em Teresina. De acordo com os dados, a capital corresponde a 37,68% das notificações da doença este ano, 2.145 casos. Ela foi seguida por Parnaíba, a segunda maior cidade do estado, com 474 notificações, sendo um caso com Febre Hemorrágica por Dengue.

Segundo a Sesapi, os dados referentes ao período de janeiro a agosto deste ano representam uma redução de 62% no número de casos em relação ao mesmo período de 2012. Ainda de acordo com a secretaria, os constantes monitoramentos realizados em áreas consideradas endêmicas, onde há maior risco de proliferação do mosquito, é um dos motivos para essa redução.

Contudo, o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Inácio Lima, reafirma o alerta para a população manter os ambientes limpos e livres da atuação do mosquito Aedes aegypti. “A dengue não pode ser um problema de saúde pública, uma vez que combater essa epidemia é atribuição de cada cidadão. Mas a Sesapi continua reforçando junto à população para não deixar acumular água limpa e parada e, assim, impedir a proliferação do mosquito”, comenta.

O boletim divulgado pela Vigilância Ambiental também aponta o registro de casos de complicação da doença em seis municípios. São eles: Bonfim do Piauí, Avelino Lopes, Redenção do Gurguéia, Fronteiras e Castelo do Piauí, com um caso, cada, além de Teresina, com dois casos.
Confira os municípios com o maior número de casos no Estado:

Teresina (2.145 casos)
Parnaíba (474 casos)
Bom Jesus (281 casos)
Piripiri (153 casos)
Pio IX (143 casos)
José de Freitas (127 casos)
Pimenteiras (118 casos)
São Raimundo Nonato (108 casos)
Fronteiras (106 casos)
Lagoa de São Francisco (102 casos)
Pedro II (84 casos)
Ipiranga do Piauí (71 casos)
Picos (62 casos)
Valença do Piauí (62 casos)
Avelino Lopes (58 casos)
Uruçuí (51 casos)
Buriti dos Montes (51 casos)
Castelo do Piauí (50 casos)

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo