? ºC Teresina - PI

Saúde

11/05/2016 09:44

Assistência Social realiza ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

 O dia 18 de maio foi eleito como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Aproveitando a data simbólica, durante todo o mês de maio a prefeitura de Castelo do Piauí, através da sua Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está realizando ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e de fortalecimento à proteção destes vulneráveis.
Imagem: Redes SociaisPsicóloga Enilda Alves e a assistente social Leila Milanez(Imagem:Redes Sociais)Psicóloga Enilda Alves e a assistente social Leila Milanez
Uma das estratégias é trabalhar a informação e conscientização do público infanto-juvenil através de palestras nas escolas, rodas de conversa, feiras informativas e outras atividades voltadas ao tema como forma de prevenção. Os objetivos trabalhados são a conscientização sobre a violação de direitos, orientações sobre ações preventivas e de identificação do abuso e exploração sexual.

Embora sejam de autoria da SMAS, as ações são integradas com outras secretarias municipais e vários setores da administração e sociedade civil, como a Associação da Juventude de Castelo do Piauí (AJUCA), Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por exemplo.

De acordo com Leila Milanez, assistente social, o projeto conta com 11 equipes formadas por pessoas de diversos setores e que neste ano será a realizada uma feira informativa, no dia 18 de maio, com a exposição dos trabalhos elaborados pelas escolas municipais e estaduais sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A psicóloga Enilda Alves e a assitente social Leila Milanez aproveitaram a sessão solene na câmara de vereadores neste dia 10 para divulgar aos presentes as ações a serem desenvolvidas. Falaram que alguns meios de comunicação fazem questão de relacionar qualquer caso que envolva o tema com o fatídico crime de 27 de maio do ano anterior. De acordo com Enilda Alves essa lembrança recorrente dos sentimentos que devem ficar no passado não fazem bem à sociedade e às pessoas individualmente. Falou também sobre a importância da participação da sociedade na construção de uma cultura de proteção das crianças e adolescentes a circunstâncias que envolvam o tema do dia 18 de maio.

Escolas públicas de Castelo do Piauí estão recebendo palestras com o intuito de trabalhar a temática com crianças e jovens. A programação teve início na segunda-feira (09/05), com palestra na Unidade Escolar Abílio Pedreiras, no povoado Pedreira, e segue até o dia 31 de maio.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo