? ºC Teresina - PI

Saúde

11/05/2016 17:35

Estado do Piauí atinge 40% da meta de vacinação contra Influenza A H1N1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarInfluenza A H1N1(Imagem:Reprodução)Influenza A H1N1
De acordo com o relatório epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí já registrou 74 casos suspeitos de Influenza A H1N1, sendo que dois deles já foram confirmados por exames laboratoriais. Desses dois, um foi a óbito. Do total de casos notificados, sessenta e seis são de pacientes do Piauí e oito provenientes do Maranhão.

Até ontem (10), o estado tem registrado 10 óbitos. As amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo. Segundo a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, a “demora no recebimento dos resultados deve-se à demanda aumentada do número de casos notificados no Brasil”.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a adoção de medidas preventivas como: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Cobertura Vacinal

No Piauí, foram vacinadas 249.441 pessoas, até esta terça-feira (10), o que equivale ao percentual de 38,65% de cobertura vacinal. A meta para 2016 é vacinar 730 mil pessoas em todo o estado.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo