? ºC Teresina - PI

Política à Flor da Pele

29/11/2011 18:27

Colunista política de renome nacional terá coluna no Portal CDP

A Jornalista e Consultora Política Daniele Barreto terá uma coluna no Portal CDP. 

A coluna "POLÍTICA À Flor da Pele" objetiva difundir informações acerca da política no Brasil, citando os fatos mais importantes e fomentando o debate. Possui linguagem leve, objetiva e prioriza a interatividade com todos que se interessem pelos temas. É uma ação sem finalidade lucrativa (sem qualquer custo para o jornal/site), que se baseia na esperança que temos no poder transformador de cada ação individual que vise fomentar o exercício da cidadania. Embora críticos, os textos fogem ao denuncialismo convencional.

Serão publicados no Portal CDP, textos com as temáticas:

Toda segunda-feira:
#NoCongressoNacional
Post sobre o que será discutido e votado no Congresso Nacional durante a semana. Os principais temas em debate no Senado e Câmara dos Deputados serão citados, com comentários.

Toda quarta-feira:
Seguindo a Copa
Por ser 'dia de futebol', será elaborado post sobre a Copa 2014. Não acerca da paixão nacional (futebol), mas sobre as questões administrativas e políticas que envolvem o evento (ex.: sustentabilidade, situação dos estádios, estádios pelo mundo, curiosidades de Copas anteriores, legislação, licitações).

Toda sexta-feira:
Resumo Político
Curtas sobre os fatos políticos mais importantes da semana, sempre de forma imparcial, sem denuncialismo ou partidarismos, e sim objetivando informação e debate.

02 vezes por mês:
"Clube do Livro 'Letras pela Cidadania"
Resenhas de livros sobre Democracia, cidadania, políticas públicas, política, partidos políticos, direito e legislação, biografias de políticos. A ideia principal é difundir obras que auxiliem na Educação Política.

Textos adicionais:
Havendo fatos políticos de grande relevância durante a semana, serão encaminhados textos adicionais.

Segue abaixo a primeira postagem.

Resumo Político:

* Combate à violência contra a mulher

Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Violência Contra à Mulher. Aproveito a data para indicar alguns sites onde você pode encontrar informações seguras sobre o combate à violência à mulher no Brasil:

http://www.institutomariadapenha.org.br/

http://www.quebreociclo.com.br/

http://bemquerermulher.webnode.com/

E lembre-se: silenciar não é a melhor forma de se defender e defender quem você ama. Busque ajuda!!! Denuncie!

* Gigante sem teto

O PSD (Partido Social Democrático) - que nasceu gigante, com 50 deputados federais, constituindo a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados - foi protagonista em uma disputa inusitada esta semana. A briga, que era restrita às reuniões fechadas, foi parar no plenário e ganhou à mídia nacional: a liderança do PSD não tem espaço físico! O Presidente da Câmara, Marco Maia, foi cercado publicamente por Guilherme Campos (SP), deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) e Fábio Faria (namorado de Sabrina Sato; ops, já ia esquecendo: e deputado pelo PSD do RN). Segundo integrantes do PSD, Marco Maia prometeu um espaço físico, que a liderança do partido tem direito, e não cumpriu. Além do espaço físico, os deputados do PSD pressionam o presidente da Câmara para liberar os cargos comissionados.

* Em busca da verdade

A presidente Dilma Rousseff sancionou a proposta que cria a Comissão da Verdade (que investigará as violações aos direitos humanos no período da ditadura militar) e da Lei do Acesso à Informação (que impõe que órgãos públicos publiquem informações na internet sobre contratos e transferências de recursos). Na cerimônia de sanção, a presidente enfatizou o esforço do ex-ministro Franklin Martins para a elaboração das citadas leis. Vale a pena lembrar que Franklin capitaneou diversos projetos visando censurar a imprensa, durante o governo do presidente Lula.

* Preservação Ambiental

O deputado Sarney Filho (PV-MA) denunciou estratégia que visa impedir ou dificultar a demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação. O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), autor de uma das propostas denunciadas, afirma que seu objetivo é auxiliar na segurança jurídica do produtor rural e que a Funai defende só os índios. “Temos que ver a questão indígena, mas temos que ouvir também o lado do setor produtivo.", defendeu.

* Lupi em debate

Que o ministro do Trabalho não falou a verdade na audiência no Congresso Nacional, o país todo já sabe. Mas, nem tudo que Lupi afirmou foi desmentido. Ainda resta de pé (e firme), uma afirmação: “Duvido que a Dilma me tire”. Assim, o ministro continua no cargo e os debates sobre sua permanência aumentam... Esta semana, trago uma coletânea dos textos que traçam a opinião de alguns dos maiores analistas políticos do país, sobre o caso:
José Neumanne Pinto – http://bit.ly/rtqC5x
Dora Kramer – http://bit.ly/vyvTlr
Luiz Nassif – http://bit.ly/s0rBkF
Augusto Nunes – http://bit.ly/rDWtrc
Arnaldo Jabor – http://glo.bo/rW8vKG
Paulo Henrique Amorim – http://bit.ly/u86rbK

* Ministério da vez

Uma revista de circulação nacional noticiou que o ministro das Cidades, Mário Negromonte e servidores da pasta fraudaram documentos referentes a obras de infraestrutura da Copa 2014 objetivando aprovar um laudo que aumenta o valor da obra de R$ 500 milhões para R$ 1,2 bilhão. O PSDB solicitou abertura de Ação Civil Pública pelo Ministério Público e o líder do partido na Câmara, deputado Duarte Nogueira (PSDB-SO), afirmou que se trata de fato gravíssimo que enseja imediato afastamento dos envolvidos. O deputado Roberto Freire (PPS-SP) disse que “a coisa chega a ser escandalosa. Milhões de reais foram desperdiçados e nós do PPS não vamos assistir passivamente. Vamos cobrar que o Erário e a própria Administração Pública recuperem sua transparência, seriedade e decência.” O Governo garantiu que vai investigar os fatos envolvendo o Ministério.

* Frases da semana:

“O silêncio é sempre uma grande ameaça”, presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de sanção da proposta que cria a Comissão da Verdade e da Lei do Acesso à Informação.

* Reflexão:

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.” (Cora Coralina)

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo