? ºC Teresina - PI

Política à Flor da Pele

16/01/2012 11:37

Educação Política e a Juventude Politizada

Somos um país jovem e ainda ensaiamos nossos primeiros passos rumo à Democracia e efetivo exercício dos Direitos constitucionalmente garantidos. Com o sufrágio universal, consolidamos apenas um dos passos necessários para solidificar a Democracia. Mas, carente de disciplinas ligadas à Educação Política nos colégios e faculdades, uma significativa parcela de nossa população segue à margem da CIDADANIA. Isto porque, sem conhecimento, sem informação de qualidade, sem educação, um país não conseguirá, efetivamente, crescer e promover a justiça social. Pessoas alijadas do processo de discussão política submetem-se, em todos os municípios do país, aos favores políticos, ao clientelismo, aos empregos em prefeituras (maior empregador em muitos municípios) em troca de votos de famílias inteiras, às migalhas... Precisamos da EDUCAÇÃO POLÍTICA como forma de promoção social e intelectual - afinal, só tem liberdade o povo que dispõe de possibilidades reais de escolha. Para tanto, devemos incentivar a meritocracia, o desenvolvimento humano, a educação de qualidade e a divulgação do conhecimento e informações políticas.

Objetivando dar nossa contribuição - ainda que pequena - a coluna "Política à Flor da Pele" trará, nos meses de férias (janeiro e fevereiro), a série "POLITIZE-SE", com entrevistas a representantes das Juventudes partidárias (PT, PSDB, DEM, PMDB, PCdoB, PSC...), Secretário de Estado e Deputados Federais... Será um espaço destinado a discutirmos não só os temas mais polêmicos e relevantes do momento - mediante contato direto com os políticos -, mas também avaliarmos a importância de se filiar a partidos (seja ele qual for) e nos engajar em movimentos sociais e político-partidários. Tendo em vista que a coluna "Política à Flor da Pele" é apartidária, foram encaminhados convites para diversos partidos e a aceitação em dialogar conosco foi grande! Portanto, vamos aproveitar a oportunidade para interagir e manifestar nossas opiniões, criando uma onda em defesa da Educação Política!

No próximo post, iniciaremos as publicações do especial "A Juventude Politizada". Cada representante de partido político falará como começou na militância partidária, porque escolheu determinado partido, como se dá a relação com a "cúpula", uma mensagem de incentivo ao engajamento de jovens; além, claro, de opinar sobre os temas mais relevantes do cenário nacional... Abrindo com uma entrevista ao representante da Juventude petista na Bahia, o Gabriel Oliveira (ex-Secretário de Juventude no Partido dos Trabalhadores e atual Coordenador de Políticas para a Juventude do Governo do Estado da Bahia).

Acreditamos no poder transformador de cada ação individual e entendemos a necessidade do engajamento de cidadãos e cidadãs.

Não deixe também de acessar as nossas redes sociais, nas quais os políticos entrevistados irão interagir com os interessados nos temas.

E-mail: danielebarrettopolitica@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/danybarreto
Facebook: Daniele Barretto

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo