? ºC Teresina - PI

Passarella

22/12/2011 10:28

Bonjour, Bombaim

 Paris _ Chanel e Karl Lagerfeld ofereceram um espetáculo suntuoso de moda, num clima indiano tão bem caracterizado que qualquer um poderia jurar que estava no palácio de um marajá e não no Grand Palais de 
Paris.

Os convidados se sentaram uns de frente para os outros em longas mesas preparadas para o chá, enquanto um bufê central resplandecia sob a luz dos candelabros, com pratos de frutas, vidros de doces e jasmins arrumados em vasos prateados. À sua volta, um pequeno trem a vapor (enfeitado com os dois famosos C's) circulava com sua carga de bebidas em decantadores de cristal.

À volta desse cenário, Lagerfeld exibiu sua coleção Paris-Bombaim, com roupas luxuosas tão chamativas quanto a decoração da mesa. Evitando o brilho vulgar de Bollywood e outros clichês, ele se ateve ao tema imperial, inspirado principalmente na indumentária masculina dos nobres e também dos tempos coloniais. Com exceção de uma ou outra pincelada em rosa-choque e azul petróleo, as cores na passarela lembravam muito o que estava sendo oferecido nas mesas: potes de creme e geleia, bandejas de prata trabalhada e talheres de ouro velho.

"É tudo uma questão de sofisticação", Lagerfeld disse durante prévia da coleção Metiers d'Art, a pré-coleção anual lançada em 2002. Entre suas 

referências deste ano, um palácio construído pelo arquiteto alemão Eckart Muthesius nos anos 30 para o marajá de Indore, que mesclava modernidade _ incluindo móveis de Eileen Gray e Le Corbusier _ com o exotismo da nação populosa. "É a versão Paris da ideia da Índia", Lagerfeld acrescenta. "Não é um registro de viagem. Sou contra a realidade. A minha vida já é um reality show".

O interesse de Coco Chanel pelas joias indianas é famoso, mas com seu infinito conhecimento do catálogo das criações dela, Lagerfeld descobriu mais material. "No fim dos anos 50, início dos anos 60, ela criou vários modelos inspirados nas roupas indianas; isso foi o suficiente", ele conta.


 



 



 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo