? ºC Teresina - PI

Geral

06/09/2017 10:00

Alunos de Engenharia civil e ambiental visitam a ECB rochas ornamentais em Castelo do Piauí

Coordenados pelo professor de geologia Magno de Sá Freitas, estudantes do curso de Engenharia Civil e Ambiental do Centro Universitário UNINOVAFAPI visitaram no dia 01 de Setembro a ECB Rochas Ornamentais do Brasil Ltda, localizada em Castelo do Piauí.     Reconhecida internacionalmente como uma das empresas líderes no segmento de rochas ornamentais, a empresa dedica-se à extração, beneficiamento e exportação de rochas ornamentais, usadas principalmente para pisos e revestimentos na construção civil. Durante a visita os alunos conheceram a mineração de quartzito, rocha metamórfica transformada a partir de arenitos da Bacia do Parnaíba, onde sua extração é feita em jazidas próprias, assegurando assim, garantia de fornecimento do produto por décadas. No beneficiamento são utilizadas máquinas modernas e mão de obra altamente especializada, oferecendo um excelente acabamento e ressaltando a beleza natural das rochas brasileiras, sendo estas exportadas principalmente para Espanha, Chile, Venezuela, México e Estados Unidos.

   Após a retirada das rochas durante as escavações, as pedras são levadas para galpões, onde são lavadas, cortadas, lixadas, polidas, enceradas e embaladas em caixotes para serem, posteriormente, usadas em revestimentos, pisos, piscinas e na produção de móveis. Além de mostrar aos alunos na prática como funciona a mineração de rochas para a construção, a visita foi uma oportunidade de mostrar os impactos ambientais que esta atividade causa ao meio ambiente, bem como as ações que podem ser tomadas para minimizar esses impactos. Para o professor Magno “essas visitas de campo serão sempre muito importantes para ampliar e fixar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”.

Entre em contato através dos fones 2106-0700/ 2106-0695 e obtenha mais informações sobre os cursos na área de Engenharia da Uninovafapi.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo