? ºC Teresina - PI

Geral

11/05/2017 09:58 Por: Cristal Sá

Governo do estado com apoio da prefeitura realiza plenária em Castelo


O Governo do Estado realizou a 12ª Plenária Territorial sobre Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável, nesta quarta-feira (10), em Castelo do Piauí, envolvendo todos os municípios do Território dos Carnaubais. O evento integra um processo de consulta à sociedade em relação a uma série de questões, que ajudarão estado, município, sociedade civil e iniciativa privada a aferir indicadores, possíveis soluções e metas a serem alcançadas.

O secretário de Governo, Merlong Solano, que representou o governador Wellington Dias na solenidade, ressaltou a importância das plenárias. “O entendimento do governador quando criou os Territórios de Desenvolvimento, é que Teresina não é capaz de representar toda a complexidade de um estado do tamanho do Piauí. Somos 3,2 milhões de pessoas, espalhadas num grande território e há muitas particularidades locais que precisam ser levadas em conta. Essas plenárias são canais de participação da sociedade, na definição de grandes políticas públicas”, frisou Merlong Solano.

O prefeito de Castelo, Magno Soares, destacou os problemas mais urgentes da região, como a falta de água. “No nosso vizinho, Buriti dos Montes, não choveu nem 400 ml de janeiro pra cá. Além disso, a questão da violência. Todos vocês acompanharam o problema que Castelo está vivendo nos últimos anos. É preciso discutir isso a fundo. E a solução precisa sair em conjunto, para montarmos estratégias. Por isso, digo que Castelo está de portas abertas e eu me sinto muito feliz em estar recebendo os representantes de tantas entidades”, afirmou.

Um dos resultados da iniciativa será a elaboração de um Plano Estadual de Segurança Pública, que deve ser concluído até setembro. O secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, pontuou que para minimizar a violência é necessário mais do que viaturas ou policiais, é "preciso analisar vários fatores para chegar à origem do problema".

A solenidade também contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; vereadores Tomaz Almeida, Reginaldo Lima, Jadeilson Pereira, Josimar Lima, Neirane Carvalho e Nildo Feitosa. Os secretários municipais de educação, Socorro Azevedo, de saúde Leila Soares, de Administração Edmilson Abreu, de Governo Nina Silva, de Obras Raimundinho Mineiro, de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Anderson Lima, de Agricultura Jonas Soares e de Assistência Social, Graça Silva também se fizeram presentes. Dos demais municípios, estavam presentes: prefeito José Valdo; de Juazeiro; prefeita Ana Célia, de Cocal de Telha; prefeito Valmi Soares, de Buriti dos Montes; e prefeito Edgar Bona, de Novo Santo Antônio.

 


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo