? ºC Teresina - PI

Geral

22/03/2017 17:23

Eletrobras Piauí sobe oito posições no ranking da continuidade do fornecimento de energia

A Eletrobras Distribuição Piauí subiu oito posições, nos últimos dois anos, no Desempenho Global de Continuidade (DGC), aferido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que a Distribuidora tem melhorado os indicadores de desempenho referentes ao fornecimento de energia elétrica distribuída no Estado.
 
O DGC, também chamado de "Ranking da Continuidade", é o resultado da comparação do desempenho de uma distribuidora em relação às demais empresas do país. O indicador permite avaliar o nível da continuidade da distribuidora – DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Unidade Consumidora) — em relação aos limites estabelecidos para a área de concessão e dentro das metas determinadas pelas resoluções da Aneel para cada Empresa.
 
O DEC, média de horas que cada cliente fica sem energia, encerrou 2016 com redução de 29% e 10,8% em relação ao mesmo período de 2014 e 2015 respectivamente. Esse índice ficou em 23,39 horas no último ano.
 
Já o FEC, número de vezes em que, em média, cada cliente fica sem energia, também apresentou evolução em 2016, com retração de 20,20% e 17,6% em relação a 2014 e 2015 respectivamente. A frequência de desligamentos no último ano foi de 16,41 vezes.
 
Em temos práticos, comparando os índices de 2014 aos de 2016, os consumidores da Eletrobras Piauí tiveram, em média, 9,55 horas e 4,14 vezes o serviço de energia elétrica interrompido, o que elevou a Distribuidora para o 23º lugar no Desempenho Global de Continuidade.
 
“Esse crescimento significa o reconhecimento da Aneel de que a Eletrobras Piauí está melhorando a qualidade de prestação dos serviços e que os investimentos que estão sendo realizados são em busca dessa melhoria”, avalia o assistente da diretoria de Regulação, Anthony Mercury.
 
Ele considera que os investimentos da Empresa em ampliação e reforço da rede, na infraestrutura de pessoal e em um sistema de comunicação mais ágil, que facilita a locomoção das equipes e, consequentemente, a manutenção preventiva, são as principais causas de crescimento dos indicadores DEF e FEC.
 
O gerente do departamento de Manutenção, Dennis Alfredo, compartilha da mesma análise. Para ele, o avanço no DGC é fruto de várias ações que a Eletrobras Distribuição Piauí tem realizado nas áreas de Operação e Manutenção da Empresa.  Dentre elas, destacam-se a contratação de equipes de linha viva para manutenções preventivas e corretivas de linhas e subestações; contratação de equipe para lavagem de subestações e rede no litoral sem necessidade de desligamentos; construção de 138 km de novos alimentadores; disponibilidade de uma subestação móvel durante as manutenções e reformas de subestações, o que evita suspensão do fornecimento de energia durante os serviços; implantação do Centro de Operação Integrado (COI), de onde é monitorado remotamente todo o sistema elétrico do Estado, e do Sistema de Despacho Móvel (SDM), que permite o envio de ordens de serviço on line para as equipes em campo.
 
“A Distribuidora também tem ampliado a potência das subestações, a exemplo da Marambaia, José de Freitas e Altos; instalado equipamentos, como religadores e disjuntores, que diminuem o tempo e a frequência dos desligamentos”, completa Dennis Alfredo.
 
No ranking Aneel, são comparados os desempenhos de 62 distribuidoras que estão divididas em dois grupos: 32 empresas de grande porte, aquelas com mais de 400 mil consumidores, no qual a Eletrobras Piauí se inclui; e 30 concessionárias consideradas de menor porte, que atendem a 400 mil ou menos unidades consumidoras.
 
Fornecimento no País

No contexto geral, em 2016, o fornecimento de energia elétrica melhorou em todo o País. De acordo com os dados apurados pela Aneel, o sistema de distribuição de energia ficou disponível 99,82%.
Outro dado importante divulgado pela agência reguladora é que a energia elétrica já está disponível para 99,7% da população brasileira.

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo