? ºC Teresina - PI

Famosos

04/12/2016 14:02

Dupla Zezé Di Camargo e Luciano grava composição de castelense

O compositor castelense Edy Uchoa tem mais uma música sua e do seu parceiro Tivas Miguel gravada pela dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano.

A música "Como se fosse uma prece" faz parte do novo álbum da dupla "Dois tempos". Veja abaixo o vídeo da música.

https://www.youtube.com/shared?ci=l4Cwiqx2gCU

Edy Uchoa ficou conhecido nacionalmente pela composição "Pi pianinho" que foi tema do seriado da Rede Globo de televisão "A Grande Família". A canção que foi gravada por várias bandas faz parte também do repertório da cantora Nayara Azevedo que fará um show em Castelo do Piauí no próximo dia 25 na Casa de Shows Palazzio. Confira no vídeo.

HISTÓRIA DO CASTELENSE EDY UCHOA

Edy Uchoa nasceu em Castelo do Piauí, no ano de 1974. O castelense é filho da dona de casa, Aldenora Pereira da Silva e do técnico em eletrônica, Edinardo Uchoa (falecido em 2009). Por vários anos, seu pai morou no quadro da Igreja matriz de Nossa Senhora do Desterro, localizado no marco zero de Castelo do Piauí, onde exercia a profissão de técnico de eletrônica, consertando rádios e televisores.

Edy Uchoa, compositor castelense.

O jovem artista castelense, estudou na U. E. Pires Gayoso e na U. E. Cônego Cardoso até meados de 1996, quando teve que ir embora pra São Paulo, em busca de trabalho. Chegando na maior metrópole do Brasil, Edy Uchoa trabalhou na construção civil e aproveitava as folgas dos finais de semana para se apresentar nos barzinhos da periferia de São Paulo.

Entre as décadas de 80 e 90, ainda em Castelo do Piauí, Edy Uchoa, participou da composição da extinta Banda Jovem, de propriedade do senhor Raimundo Quaresma. O artista castelense, ainda teve participação, na também extinta, Banda Nova Geração (de propriedade do hoje, DJ Mendes). Além das bandas existentes em Castelo do Piauí na época, Edy Uchoa, fez participações nas apresentações dos cantores, Fábio Sales e Carlos Sales.

A paixão pela música iniciou por influencia de seus irmãos, Uchoa e Marvem. Juntos, eles tocavam na banda Os Jovens de Castelo, conjunto musical de seus irmãos e dos cantores Fábio Sales e Carlos Sales.

Reconhecimento em São Paulo

Com suas apresentações nas noites de São Paulo, o castelense fez grandes amizades com importantes compositores da música brasileira da época e da atualidade. No início dos anos 2000, Edy Uchoa, conseguiu entrosamento com os compositores, Peninha, Maracaí, Valdir Luz, João Gustavo (produtor do cantor Daniel), Tivas (compositor de grande parte dos sucessos da dupla Zezé de Camargo & Luciano), entre outros.

Edy não compõem apenas bandas de forró, mas sim em vários estilos diferentes. Até os dias atuais, Edy Uchoa, tem mais de 1500 composições musicais de própria autoria. Músicas gravadas, com sua autoria, o castelense já chegou à marca de 300 músicas gravadas.

PS - A biografia do cantor presente nessa matéria foi produzida pelo saudoso Ronniel Soares.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo