? ºC Teresina - PI

Estado

01/02/2017 15:41

Segurança e Semar firmam parceria para implantar Delegacia do Meio Ambiente

Há a possibilidade da unidade ser instalada no Parque Zoobotânico ou no Parque da Cidade.

secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, recebeu, nesta quarta-feira (1º), o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho; e a delegada Bruna Verena para tratar da implantação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

De acordo com Fábio Abreu, a Polícia Militar já atua na proteção ambiental em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e que a meta é estender essa parceria, também, para a Polícia Civil. “A Semar já conta com o apoio da PM para combater alguns crimes ambientais. Queremos potencializar essas ações e, por isso, criamos a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Agora, estamos reunidos com o secretário Ziza Carvalho em busca de apoio para a implantação, de fato, dessa delegacia”, explicou o gestor.

O secretário Meio Ambiente, Ziza Carvalho, se mostrou otimista com a criação da delegacia e afirmou que a Semar tem muito interesse em firmar a parceria. “A secretaria tem muito interesse na criação dessa delegacia. Estamos colocando à disposição da Secretaria da Segurança, o Zoobotânico, que tem total condições de abrigar as instalações físicas da Delegacia do Meio Ambiente, como também há espaço para abrigar animais apreendidos e madeira. Podemos também disponibilizar nosso corpo técnico para capacitar policiais e atuar como perito, além de outros materiais como drone e barco que podem ajudar nas investigações”, informou o gestor do Meio Ambiente.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente será responsável pela investigação, prevenção, repressão e apuração das infrações contra o meio ambiente, o que incluiu atos que trazem danos à fauna, pesca, flora, poluição e ordenamento urbano. “Não cabe à delegacia cuidar apenas da questão de maus tratos a animais, mas também será nossa atribuição combater a poluição dos rios, extração ilegal de madeira e tráfico de animais silvestres. Vamos englobar também a Delegacia do Silêncio, já que poluição sonora é um crime ambiental”, destaca a delegada Bruna Verena.

Ao fim da reunião, Fábio Abreu lembrou que a delegada Bruna Verena está em constante diálogo com a Prefeitura de Teresina para também firmar parceria. “Em conversa informal, a PMT ofereceu o Parque da Cidade para que a delegacia possa ser instalada lá. O local precisa ser reformado e a Prefeitura também garantiu essa reforma. A delegada Bruna irá analisar as duas opções, ou Parque da Cidade ou Zoobotânico. O que queremos, de fato, é estarmos nos empenhando para que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente comece a atender a população”, destacou o secretário da Segurança.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo