? ºC Teresina - PI

Estado

12/11/2016 11:41

Governo quer levar energia solar para escolas e hospitais em ação pioneira

O Piauí é o terceiro Estado em potencial de energia eólica e solar, no entanto essa riqueza é desperdiçada. Diante disso, a Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis quer criar Estações Solarimétricas e levar energia renováveis para escolas e hospitais do Piauí em ação pioneira.

O secretário de Mineração, Luis Coelho, esteve reunido com o governador Wellington Dias (PT) que tratou sobre a mini e micro produção de energia no Estado.

“Vamos fazer uma parceria entre as Secretarias de Mineração e Educação para fazer um teste piloto em uma escola, em um hospital ou na própria  Agespisa para mostrar que é viável e não são preços exorbitantes como eram antes”, informou Luis Coelho.

O secretário já esteve em Brasília com o ministro de Minas e Energia e apresentou vários projetos. Um deles é implantação de Usina Piloto de Geração de Energia Solar no Lago de Boa Esperança, em Guadalupe.

Além de Guadalupe, vários municípios seriam beneficiados com as estações solarimétricas. São as regiões produtoras dos cerrados, que concentra as cidades de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, São José do Divino e Caxingó. 

“A produção de energia a partir de fontes alternativas aponta o estado como uma potência energética, podendo figurar, em breve espaço de tempo, como um dos maiores produtores de energia limpa do país”.

Segundo Coelho, o Piauí tem sido bastante procurado por empresas interessadas em investir nessa modalidade de geração de energia.

Energia Eólica

O potencial eólico competitivo do Piauí está estimado em 8.000 MW, o que equivale a 70% da produção final prevista para a Usina de Belo Monte. Esse potencial está distribuído em quatro regiões do estado, sendo: 700 MW no litoral, 4.000 MW em estudos na Serra da Ibiapina, 2.400 na Chapada do Araripe e 1.200 MW na região de Queimada Nova.

A perspectiva é que, somente com a energia eólica, o Piauí não apenas permaneça autossuficiente, mas passe a ser um estado exportador de energia.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo