? ºC Teresina - PI

Enduro do Marvão

06/05/2014 16:52

Enduro do Marvão terá disputas em seis modalidades e ranking para motos, carros, quadriciclos, UTV e bikes

Muitos competidores de seis modalidades de aventura se prepararam para mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais do off-road, o 13º Enduro do Marvão, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, com organização do Castelo Trail Club – CTC, tendo como organizador geral do evento o piloto Newton Rossi. Como já é tradição há quase 10 anos, o Marvão, como era chamado antes o município de Castelo do Piauí, ao Norte do Estado, terá disputas para moto, quadriciclo, carro 4x4 e mountain bike. Para esta edição, foram inseridas as modalidades UTV e enduro a pé. Para as motos, carros 4x4, quadriciclo, UTV e bikes, as provas serão válidas como etapas dos campeonatos piauienses de suas respectivas modalidades.
Imagem: Divulgação                                                             (Imagem:Divulgação)
A presidência da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP homologou a prova, que valerá como 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade. Rossi e o diretor da prova de motos, Edigar Cavalcante, informaram que os percursos das motos, carros, quadriciclos e dos UTVs será de 136 km. Para as motos, trechos bem técnicos, com muitas trilhas fechadas, alguns laços ou balaios, que são aqueles trechos, onde o piloto precisa dar voltas continuadas em um percurso dentro da média de tempo e onde geralmente são implantados postos de controle, que marcam a passagem exata do piloto e navegador, registrando se a passagem se deu no tempo certo, adiantado ou atrasado, o que poderá resultar em penalizações.
Imagem: Divulgação                                                          (Imagem:Divulgação)
Neste ano, uma inovação. A FMP implantou campeonatos para os carros 4x4, UTV e quadriciclos. Assim, em todas as provas, essas modalidades terão ranking próprio oficial, tanto é que as inscrições devem ser feitas pelo site da CBM (www.cbm.esp.br). Para os carros 4x4, o ranking valerá pela modalidade UTV1, uma forma encontrada para abrilhantar as disputas na modalidade. A Federação de Motociclismo informa que as planilhas estarão sendo entregues, já no sábado (17), a partir de 12 horas, na loja Chilli Beans, no Shopping Riverside, somente mediante inscrição confirmada e paga.

O diretor técnico da FMP, João Bandeira, informou que as trilhas para motos e para os 4x4 terão cerca de 40% do percurso único, no restante o percurso segue diferenciado. “Após a conferência, podemos afirmar que esta edição do Marvão vai ser diferente de todas as outras, não vamos ter problema com navegação. Esse ano será 90% de trilha, uma ótima sinalização nas áreas descampadas e o tempo total de prova será 6h19 minutos. O terreno está bastante úmido ainda, com passagem por um pequeno cânion, em Castelo, pelo mirante do trilho, onde somente as motos passarão e pelas famosas pedras de Castelo e das Barrocas. Então, será uma prova muito interessante, do jeito que os competidores esperam”, assegura João Bandeira.
Imagem: DivulgaçãoDiretor João Bandeira na trilha de motos do Enduro do Marvão(Imagem:Divulgação)Diretor João Bandeira na trilha de motos do Enduro do Marvão
Quanto ao enduro a pé, a largada será da Pedra do Castelo, margeando o riacho da Palmeira, onde passa a cachoeira das Arraias e os enduristas passarão por monumentos rochosos do Parque Pedra do Castelo. O diretor da prova será José Fortes, que informou que o percurso terá cerca de 10 km para duas categorias: graduado e iniciante. Para o mountain bike, o Enduro do Marvão vale como a 3ª etapa do campeonato piauiense. Até o momento, estão confirmados cerca de 90 ciclistas e a expectativa da Federação de Ciclismo do Piauí - FCP é que participem 150 atletas. O percurso da prova será de 58 km, com largada e chegada em Castelo do Piauí. Os briefings de todas as modalidades acontecerão no dia 17, a partir das 18 horas, em Castelo do Piauí. As provas serão realizadas no dia 18, a partir das 7 horas da manhã.
Imagem: DivulgaçãoPedra do Castelo(Imagem:Divulgação)Pedra do Castelo


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo