? ºC Teresina - PI

Eleições 2010

04/09/2010 15:33

Wilson quer ampliar rede de atenção às pessoas com deficiência

Desde 2003, o governo do Estado prioriza o crescimento do Estado, tendo em vista a inclusão social. A essência de toda a estratégia de desenvolvimento da coligação de Wilson Martins não poderia ser diferente, visa garantir a proteção e promoção dos direitos e dignidade das pessoas com deficiência. Por isso, o fortalecimento da rede de atenção às pessoas com deficiência é meta prioritária de um próximo governo de Wilson, que pretende ampliar a rede de fisioterapia e reabilitação motora em todo o Piauí. “O Piauí tem em torno de 17,5% de pessoas com um grau menor ou maior de deficiência. Através da criação da Seid montamos uma rede importante em que o foco é a inclusão dessas pessoas e há também a rede de proteção, com o trabalho do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que abrange hoje 37 municípios do Piauí”, afirma Wilson.

Na área da Saúde, por exemplo, ações como a descentralização, que visa uma ampliação da resolutividade e uma melhor qualidade nos tratamentos médicos, também já estão sendo desenvolvidas para beneficiar as pessoas com deficiência. “Queremos ampliar o número de unidades de saúde com mais nível de especialização e profissionais melhor preparados e adequadamente remunerados para atender com dignidade as pessoas com deficiência”, destaca Wilson Martins.

Wilson destacou ainda que o governo do Piauí montou uma indústria de produção de orteses e próteses que hoje está entre as melhores do país. “Este é um projeto que deu certo com Wellington e Lula e que será ampliado com Wilson e Dilma. Colocamos como uma ação prioritária de nosso Governo”, enfatiza.

A ex-secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, acredita que Wilson dará prosseguimento aos avanços obtidos pelo Estado, fator determinante para o Piauí ser hoje um centro de referência nacional. “A expansão da Rede Estadual de Reabilitação vem se tornando realidade. Essa ampliação é um compromisso de Wilson Martins, dentro de seu plano de governo. Ele foi o que abraçou esta causa desde o início e confiamos no trabalho de Wilson para continuar este projeto”, reitera.

Ainda de acordo com Rejane, “Wilson pretende, inclusive, transformar o CEIR em centro de referencia em saúde volta para a pessoa com deficiência, com ênfase em Ortopedia”. Ela lembra também que o trabalho do Governo nesse setor tem repercussão nacional desde 2008, quando o Piauí recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. “Isso nos enche de orgulho porque são avanços que garantem a inclusão da pessoa com deficiência em todos os aspectos”, assinala Rejane.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo