? ºC Teresina - PI

Eleições 2010

19/09/2010 11:35

Amostragem aponta segundo turno entre Sílvio e Wilson

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarWilson Martins e Sílvio Mendes deverão disputar 2º turno(Imagem:Divulgação)Wilson Martins e Sílvio Mendes deverão disputar 2º turno
A mais nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostragem para o governo do Estado reforça a tendência de segundo turno entre o governador Wilson Martins (PSB), candidato à reeleição, e o ex-prefeito Sílvio Mendes, candidato do PSDB. No levantamento, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, o governador Wilson Martins aparece com 34,6% das intenções de voto, e Silvio Mendes tem 32,2%.

O senador João Vicente, do PTB, aparece em terceiro lugar com 19,6%. Em quarto lugar aparece a vereadora e candidata do PV, Teresa Brito, com 1,06%. A pesquisa está sendo publicada na edição deste domingo (19) do jornal Diário do Povo. A margem de erro da pesquisa é de 2,85% para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.137 eleitores em 42 municípios de todo o Piauí.

A margem de erro é de 2,85% para mais ou para menos. Os números referem-se à pesquisa estimulada, modalidade em que o pesquisador apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado. O nível de confiança é de 95%, segundo o Instituto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 25.670/2010.

A pesquisa do Amostragem simulou o segundo turno com os três candidatos com maior índice de aceitação: Wilson Martins (PSB), Silvio Mendes (PSDB) e João Vicente Claudino (PTB). De acordo com a pesquisa, o ex-prefeito de Teresina venceria a disputa contra os dois outros adversários.

Na disputa com João Vicente, o ex-prefeito de Teresina teria 54,4% das intenções de voto, contra 31,13% do candidato do PTB. Neste cenário, o percentual de indecisos é de 6,42%, e 8% dos pesquisados não sabem ou não quiseram dizer em quem votarão.

Numa eventual disputa com Wilson Martins, Silvio Mendes ficaria com 46,09% das intenções de voto, contra 42,04% do governador e candidato à reeleição. Nesta simulação, 6,4% dos eleitores entrevistados não sabem ou não opinam, e 5,45% não votariam em nenhum dos candidatos, anulariam o voto ou votariam em branco.

O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) é o que tem o menor índice de rejeição entre os candidatos a governador, segundo os dados da pesquisa. Apenas 10,47% dos entrevistados disseram não votar nele de jeito nenhum. O senador João Vicente Claudino aparece com o maior índice de rejeição: 31,5%, seguido pelo Major Avelar (PSL), com 17,15% de rejeição. Em terceiro lugar no índice de rejeição aparece o governador Wilson Martins, com 16,8%, seguido de Teresa Brito, com 14,34% de rejeição.



Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo