? ºC Teresina - PI

Educação

20/12/2016 13:52

Castelense conquista primeiro lugar na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Foi realizada , na última sexta-feira (16/12), no Palácio Pirajá da Universidade Estadual do Piauí a premiação da I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino.

Este projeto é desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC Teresina) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Setenta e cinco escolas de Teresina, da rede estadual e municipal, inscreveram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, além de estudantes na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) que produziram textos com o tema "Retratos do Nosso Povo", nos gêneros textuais: notícia, crônica e opinião.

O destaque desta premiação ficou por conta dos alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Cemti Didácio Silva, representado pela Professora Angélica Rosa, que conseguiram as três primeiras colocações na categoria “Artigo de Opinião”.

O castelense João Vitor Uchôa Bastos, aluno CEMTI Didácio Silva, conquistou o primeiro lugar na categoria opinião. João Vítor é filho do professor Francisco Bastos de de Leila Uchôa, ele cursou o ensino fundamental na escola municipal Professora Osmarina de Castelo do Piauí.

O castelense João Vítor, segundo da esquerda para a direita conquistou o primeiro lugar na categoria opinião

"Este ano li 14 livros, sempre me identifiquei com a disciplina e também pude contar com o auxilio da escola e dos professores para me preparar. Estou muito feliz em ter ganho e estar aqui hoje com minha família"- Disse João Vitor.

O Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira fez a entrega da medalha e do tablet aos alunos vencedores e destacou a importância de iniciativas como essa. "É de grande valia a parceria entre as instituições de ensino para a realização desta Olimpíada, evento que auxilia na preservação da nossa língua", afirmou.

De acordo com o presidente do Comitê Gestor da Olimpíada, Raimundo Dutra, a segunda edição da Olimpíada já está sendo pensada e deve se estender as escolas da rede pública de todo o Piauí no próximo ano.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, parabenizou todos os alunos que se inscreveram e afirmou que alguns textos serão selecionados e farão parte de uma publicação em homenagem a UESPI em seu aniversário.

Fonte: Ascom UESPI/SEDUC


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo