? ºC Teresina - PI

Cleanne Lima - Nutrição Clínica e Esportiva

03/03/2017 20:40

Chá verde com hibisco emagrece, protege contra câncer e doenças Cardiovasculares

     Está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e a queima de gordura, combate o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, protege os vasos sanguíneos e evita vários tipos de câncer. Além disso, previne cáries, tem ação antiinflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais.

Algumas características do chá verde:

ANTIOXIDANTE: Contém altas concentrações de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

QUEIMA DE CALORIAS: Em testes clínicos, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelerou a oxidação das gorduras. Os polifenóis aumentam a termogênese e o gasto total da energia. 

PROTEÇÃO DO CORAÇÃO: Pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá verde diariamente têm menos riscos de sofrer ataque cardíaco. A catequina presente no chá verde atua na prevenção de doenças cardiovasculares e das artérias. Na terceira idade é importante beber chá verde diariamente, pois reduz em até 30% a probabilidade de um derrame. 

PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER: Os efeitos dos compostos do chá verde no processo de oxidação das células mostram que a ingestão da bebida protege as células e, pode auxiliar na redução de doenças degenerativas como o câncer. O consumo diário de chá verde por mulheres na menopausa associa-se à redução do risco de câncer no aparelho digestivo e urinário.   

CHÁ DE HIBISCO

     O hibisco ( Hibiscus sabdariffa) é uma flor e seu chá é rico em substâncias antioxidantes como os flavonoides e ácidos orgânicos que contribuem ativamente para a saúde e está sendo utilizado no auxílio do processo de emagrecimento.

     O chá de hibisco controla a pressão sanguínea e auxilia no emagrecimento devido ao grande poder antioxidante dessa planta. Nos últimos anos, um grande interesse no estudo de compostos bioativos e de antioxidantes tem ocorrido devido, principalmente, às descobertas sobre o efeito indesejável dos radicais livres e outros agentes oxidantes no organismo.

     Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal e quadril. Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o HDL (colesterol bom)  e diminuir o LDL (colesterol ruim) , triglicerídeos e pressão arterial.

     Como tomar? Preferencialmente a noite, coloque um sache de chá verde em 200ml de água fria e guarde na geladeira, no dia seguinte, pela manhã adicione 1 colher de sopa de instantâneo de hibisco e tome em seguida.

 

Cleanne Lima de Abreu – Nutricionista Clínica e Esportiva.

Bibliografia

ANNELLI, L. C. Efeitos funcionais das catequinas do chá verde na redução de gordura corporal. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.2, p. 46-51, Maio/Agosto, 2016.

RUBIRA, T. H. S. O uso do hibiscus sabdariffa como alimento funcional. Rev. Conexão Eletrônica – Três Lagoas, MS – v. 13 – n. 1, 2016.

 


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo