? ºC Teresina - PI

Cleanne Lima - Nutrição Clínica e Esportiva

23/01/2017 15:37

A importância da família na reeducação alimemtar

Uma alimentação inadequada juntamente com o sedentarismo, pode levar ao desenvolvimento de muitas doenças crônicas. Nesta perspectiva, para evitar danos à saúde é preciso mudar completamente o estilo de vida, adicionando a prática de exercícios físicos na rotina e aprendendo a comer de maneira mais equilibrada.

Para que possamos adquirir hábitos saudáveis é necessário tirar do papel conceitos de nutrição e aplicá-los em benefício da saúde de nossa família, pois alimentação saudável é um direito de todos e pode ser passada de geração em geração, porque comer bem previne, trata e promove a saúde.

Sem o apoio da família para mudar o estilo de vida, muitas pessoas apresentam dificuldades, para dribla-las muitos nutricionistas orientam a participação da família na mudança dos hábitos alimentares e de vida.

É um grande desafio chegar em casa e precisar conviver com refeições desequilibradas, rotinas sedentárias e críticas ao seu novo estilo de vida. Não é fácil mudar hábitos sozinho, já que é preciso ter motivação, enfrentar as tentações e não se permitir desistir.  Neste sentido, contar com o apoio de pessoas próximas nessa mudança pode ser um diferencial importante para alcançar novos resultados.

Quando todos os membros da casa participam ativamente das mudanças, os resultados são alcançados de maneira mais eficiente, beneficiando não somente a pessoa que buscou a mudança dos hábitos alimentares e de vida, mas também os seus pais, filhos e cônjuges, que aceitaram participar desse novo desafio.

O grande passo para se Reeducar é procurar um Nutricionista, esse profissional irá lhe ajudar a ter hábitos alimentares saudáveis, você passará por um processo de aprendizagem de como se alimentar adequadamente, comer somente na quantidade que seu corpo precisa, fazer escolhas saudáveis, horários corretos para se alimentar, orientações de como se comportar em  aniversários, casamentos, comemorações em família, etc...

 A vantagem de passar por esse processo em família é que tanto as conquistas, quanto os momentos de prazer à mesa, podem ser aproveitados e comemorados em conjunto. Quando se tratar de festividades seu nutricionista lhe orientará a comer de tudo, mas só na quantidade que o seu organismo preciso, isso é permito porque festas não fazem parte do cotidiano. O que não pode é consumir esses alimentos de festas diariamente. A moderação é muito importante nesse momento.

Reunir a família para se exercitar é um momento importante para o processo de reeducação alimentar e emagrecimento, a ajuda de outras pessoas que tem o mesmo objetivo que você, faz um papel de grande motivação para mudança de hábitos.

O maior beneficio da Reeducação Alimentar, é a grande capacidade de manter as práticas acima em sua rotina, neste sentido, o aprendizado jamais deve ser esquecido. Quando mudamos em conjunto, as mudanças são mais naturais e, portanto, a reeducação alimentar dificilmente será esquecida ou abandonada. E lembre-se a saúde é o nosso bem mais precioso.

Cleanne Lima de Abreu – Nutricionista Clínica e Esportiva


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo