? ºC Teresina - PI

Cleanne Lima - Nutrição Clínica e Esportiva

04/01/2017 12:10

O que é melhor para saúde: Dieta ou Reeducação Alimentar?

          A dieta se resume na privação de alguns alimentos seja por doença ou pela vontade de perder peso. Já a RA (Reeducação Alimentar) vem com o objetivo de reeducar, de ensinar a ter hábitos saudáveis.

            As dietas funcionam? Sim, mas temporariamente. Dificilmente uma pessoa vai conseguir passar mais que 2 ou 3 semanas fazendo uma dieta de privação de carboidrato ou proteína, ou fazendo a dieta da sopa, do sanduíche, da gelatina, da lua...Nesse contexto o individuo passa a evitar eventos sociais com medo de furar a dieta e acaba deixando de lado aquele almoço de domingo em família, um aniversário, casamento – com medo de perder todo o esforço da semana.

            E quando resolve dar fim a dieta, ou não aguenta mais, ou quando chega no peso desejado, volta a comer como antes e as chances de engordar novamente é inevitável.

            Portanto, a dieta não trás resultados duradouros e não faz bem a saúde, principalmente por conta do efeito sanfona, o individuo pode sofrer complicações com o aumento de pressão, diabetes, aumento dos níveis de colesterol, AVC e infarto.

            Já a reeducação tem como objetivo, ensinar a comer bem e com as mudanças dos hábitos alimentares, proporcionar um emagrecimento saudável, nela não é necessário deixar de comer nada, mas é fundamental observar a quantidade necessária para o bom funcionamento do corpo, ingerir somente o que ele necessita, caso contrário o excesso será depositado em forma de gordura, bem  como observar a variedade e frequência dos alimentos. 

           Outro ponto interessante é que neste método não há restrição total de nenhum nutriente e não há grandes proibições.  A individualidade de cada um é respeitada, assim como seus hábitos, preferências, cultura e características sócio-econômicas, já que quanto mais  próximo de sua realidade  mais fácil será o processo de mudança.

         Um nutricionista lhe ensinará a realizar trocas saudáveis na alimentação, além de oferecer dicas e receitas saborosas e com excelente valor nutricional, deixando para trás a ideia de que tudo que é bom engorda, ou que alimentos saudáveis não são saborosos.

        Quando atingir o peso desejado, a manutenção será fácil, pois houve a incorporação de novos hábitos que passam a fazer parte da sua forma de se alimentar normalmente, em oposição a uma dieta relâmpago que introduz hábitos radicais temporários e se tornam insustentáveis a longo prazo.

      Além disso a RA trás vários benefícios a saúde como: Aumento da saciedade e do consumo de nutrientes variados, absorção adequada de nutrientes, melhora da qualidade da pele e do cabelo, aumento dos estoques de energia, redução de alguns sintomas ligados à TPM, como irritabilidade e compulsão alimentar,  fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade e melhor funcionamento do intestino.

      A manutenção da RA vai consistir apenas em dar continuidade a algo que já lhe é natural e aí é só continuar comendo bem, com moderação. E lembre-se, mesmo chegando no peso desejado não deixe de frequentar seu nutricionista para fazerem juntos a manutenção do peso. Afinal, moderação é a chave para o sucesso, uma feijoada no final de semana é bem vida, mas, todo dia NÃO. Um creme de galinha em um aniversário sim, mas todo dia NÃO!

     Portanto, reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos e principalmente  disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida.

Cleanne Lima de Abreu – Nutricionista Clinica e Esportiva.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo