? ºC Teresina - PI

Ciência

15/02/2017 17:48

Astrônomos desmentem boatos sobre o fim do mundo nessa quinta-feira (16)

Ganhou força nas redes sociais nos últimos dias um boato de que o mundo acabaria amanhã, 16 de fevereiro. O que teria levado à disseminação da falsa notícia é o fato de que um asteroide (que pode ser um cometa escuro e sem cauda) passará em seu ponto mais próximo à Terra em 25 de fevereiro.

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) emitiu uma nota para desmentir o boato a respeito de que a suposta colisão causaria o fim do mundo. No texto, a SAB informa que não há fundamento científico para a notícia.

"A SAB — por meio da Comissão de Ensino e Divulgação (Comed) — informa que não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra", diz a nota.

Por meio do site The Sky Live é possível obter informações atualizadas a cada segundo do asteroide com imagem interativa e projeção em 3D.

Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximo da Terra em 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.

O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. “A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta.

Professor anderson logo png