? ºC Teresina - PI

CDP In Sampa

27/03/2012 10:43

Em São Paulo, buritiense conta como aproveitou oportunidade para ir de empregado a patrão

Continuando nossas postagens no blog CDP in Sampa, vamos conhecer a história do empreiteiro Ribamar, empresário dono da IR Empreiteira e Mão de Obra.
Imagem: CDP in SampaRibamar de Sousa, empresário da IR Empreiteira e Mão de Obra(Imagem:CDP in Sampa)Ribamar de Sousa, empresário da IR Empreiteira e Mão de Obra

Tomamos um cafezinho com Ribamar e seu irmão Artevaldo, ambos empreiteiros que prestam serviços a grandes construtoras paulistas. O agora empresário nos contou que saiu de Santo Antônio dos Patrícios, zona rural de Buriti dos Montes, em janeiro de 1974, aos 20 anos de idade em busca de uma oportunidade de trabalho. Junto com seus amigos, os irmãos Edilson Xandim e Antônio Luís, enfrentou os três dias de estrada e quando chegou foi morar numa pensão.

Seu primeiro emprego foi de ajudante de pedreiro, que ainda hoje é o primeiro ofício de quem não tem profissão e começa a trabalhar na construção civil. Após 6 meses foi promovido a meio oficial de carpinteiro; depois foi carpinteiro e em seguida, após alguns anos, tornou-se encarregado.

Após oito anos, foi convidado a trabalhar como mestre de obras, última função que desempenhou antes de entrar para a iniciativa privada, 12 anos depois.

Na época em que as grandes construtoras começaram a explorar a terceirização de funcionários, a empresa na qual trabalhava anunciou um grande corte na folha de pagamento para aderir à nova prática, e ele era um dos futuros desempregados.

Nesse momento entra em cena o homem de visão. Ribamar se dispõe a abrir uma empresa e pergunta ao seu futuro ex-patrão se ele contrataria sua firma para “tocar a obra”. Com a afirmativa surge a IR Empreiteira e Mão de Obra. Segundo o empresário, a transição de empregado para empregador foi difícil por não ter nenhuma experiência com a iniciativa privada, mas foi obrigado a aprender rápido para permanecer no ramo.

Ribamar nos levou ao canteiro de obras de um condomínio comercial composto por duas torres de 28 andares cada. Explicou-nos como funciona o início de uma obra daquele porte, desde a fundação até a construção da estrutura.
Imagem: CDP in SampaCondomínio comercial em construção pela IR Empreiteira e Mão de Obra(Imagem:CDP in Sampa)Condomínio comercial em construção pela IR Empreiteira e Mão de Obra

Um dos grandes arrependimentos que Ribamar tem é de ter demorado 22 anos, 6 meses e 19 dias para visitar sua família. Sua mãe de criação, ao recebê-lo, lhe disse o tempo que fazia da sua partida, com precisão de minutos. Sua próxima visita à terra natal só aconteceu 15 anos depois. Desde então, frequentemente visita suas origens e disse ter vontade de voltar para Buriti dos Montes.

Há dois anos sua esposa faleceu, deixando 4 filhos, todos casados. Tem dois netos: o Pedro Henrique, de 3 anos de idade e o Lucas de 15. Este mora com o avô, que disse que precisa tomar cuidado para não se tornar bisavô muito cedo. Ao falar dos filhos, não conseguiu esconder o orgulho. Elisson Vidal começou a trabalhar com o pai como ajudante de pedreiro, passando por todas as funções dentro do canteiro de obras, até decidir formar-se em engenharia civil. Evandro está concluindo o curso de Técnico em Segurança do Trabalho; Edson, pai do Lucas, optou pelo curso de Logística e Edna, mãe do Pedro Henrique, o de Administração.

Hoje em um relacionamento sério com a castelense Maria Núbia, professora, Ribamar disse que virá para o aniversário da sua cidade no próximo dia 29 de abril, oportunidade em que irá rever amigos e familiares.

A conversa fluía tão agradável que não percebemos que já passava do meio dia. Aproveitamos então para almoçar com os empresários e continuar a conversa, dessa vez sobre o tema preferido dos irmãos: Buriti dos Montes.

A entrevista com Artevaldo, irmão de Ribamar, será postada em breve.

Mais Fotos

Imagem: CDP in SampaIrmãos Ribamar (ao fundo) e Artevaldo (à dir), em conversa com o Portal CDP(Imagem:CDP in Sampa)Irmãos Ribamar (ao fundo) e Artevaldo (à dir), em conversa com o Portal CDP
Imagem: Arquivo PessoalEdson Vidal, formado em Logística, filho e sócio de Ribamar(Imagem:Arquivo Pessoal)Edson Vidal, formado em Logística, filho e sócio de Ribamar

Imagem: CDP in SampaFundação de outro prédio em construção(Imagem:CDP in Sampa)Fundação de outro prédio em construção
Imagem: Arquivo PessoalOperários trabalhando em obra da empreiteira(Imagem:Arquivo Pessoal)Operários trabalhando em obra da empreiteira
Imagem: Arquivo PessoalMesmo com tantas ocupações, o empresário encontra tempo para participar de corridas, quase sempre chegando ao pódio(Imagem:Arquivo Pessoal)Mesmo com tantas ocupações, o empresário encontra tempo para participar de corridas, quase sempre chegando ao pódio









versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo