? ºC Teresina - PI

CDP In Sampa

28/03/2012 20:52

Padre castelense promove uma verdadeira revolução em paróquia de São Paulo

Não poderíamos deixar São Paulo para trás sem antes conversarmos com um personagem importante na região habitada por muitos castelenses. Trata-se do padre da paróquia do Valo Velho, que fica no Distrito de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O líder religioso promoveu uma verdadeira revolução na sua comunidade. A paróquia é comandada pelo castelense Padre Edilson Lima e atende a cerca de 30 mil habitantes que moram em um curtíssimo espaço geográfico. Por lá todo espaço é aproveitado para construção e uma casa com 50 metros quadrados é uma verdadeira mansão.
Imagem: CDP In SampaAdministradores do Portal CDP visitam paróquia comandada por castelense(Imagem:CDP In Sampa)Administradores do Portal CDP visitam paróquia comandada por castelense
Pe. Edilson nos atendeu e apresentou algumas ações desenvolvidas em sua gestão. O trabalho social e de educação é o forte na paróquia, existem vários convênios firmados com as prefeituras de São Paulo e Itapecerica da Serra, além de ONG’s que também colaboram com o trabalho do pároco. Entre as ações desenvolvidas podemos citar um projeto de revalorização dos idosos do bairro, pelo projeto seriam atendidas 64 pessoas com mais de 65 anos, mas esse número ultrapassa uma centena. Os idosos do Valo Velho, Capão Redondo, Chácara Santa Maria e outras localidades vizinhas participam das missas aos domingos e após cuidarem da parte espiritual participam de ginástica laboral, jogos de lógica e de coordenação motora, Tai Chi Chuan, coral e ioga. “Nos deixa feliz vermos a alegria expressa no rosto de cada idoso atendido, aqui eles recebem o tratamento que merecem, sentem-se mais jovens e importantes na sociedade”, declarou o padre.

Além do programa com idosos, a paróquia do Valo Velho mantém convênio com a Unidade Básica de Saúde do bairro, coordenando alguns programas de saúde. Com a prefeitura de Itapecerica da Serra há um convênio para manter uma escola de teatro, pintura e música; com o Ministério da Ciência e Tecnologia há um programa de inclusão digital, o laboratório de informática funciona no térreo da casa paroquial, que é um prédio de dois pavimentos que também conta com um espaço para auditório e algumas salas de aula onde são ofertados cursos periodicamente.
Imagem: CDP In SampaQuadro pintado por um aluno do curso de pintura oferecido pela paróquia(Imagem:CDP In Sampa)Quadro pintado por um aluno do curso de pintura oferecido pela paróquia

Padre Edilson nos revelou que sua vocação vem de criança, relembrou os tempos em que viveu na Rua Gonçalves Dias em Castelo do Piauí, junto com os pais e irmãos. Seu pai faleceu em São Paulo. Sua mãe e sete irmãos, sendo duas mulheres, moram na capital paulista, apenas um mora em Castelo do Piauí, que é o contador da prefeitura, Josué Mineiro e outro mora em Teresina, o motorista de ônibus Elício. Seus primeiros estudos para a formação religiosa tiveram início no seminário em Campo Maior e continuaram em São Paulo, lugar para onde se mudou com grande parte da família no ano de 1993.

Podemos observar o grande carisma do padre na região. A secretária da paróquia, Francisca, nos disse que todos os dias muitas pessoas buscam aconselhamento com o padre e que toda a estrutura física da igreja foi construída depois que ele iniciou seus trabalhos como pároco. A castelense Domingas, disse que raramente perde uma missa ou novena realizada pelo Padre Edilson e que se sente muito feliz por saber que um padre da sua terra é tão querido em um lugar como São Paulo.
Imagem: CDP In SampaPadre Edilson no laboratório de informática que funciona na casa paroquial(Imagem:CDP In Sampa)Padre Edilson no laboratório de informática que funciona na casa paroquial
Todos os anos a paróquia realiza uma quermesse festejando o padroeiro São Francisco de Assis. Padre Edilson afirmou que a média de pessoas que participam da quermesse é da ordem de 5 mil por noite, de acordo com dados da polícia militar. “Por um lado é muito bom termos muita gente na nossa quermesse, porém como o evento a cada ano se torna maior, começa a surgir uma preocupação maior com a segurança, não sei se nesse ano realizaremos a quermesse, vai depender do reforço policial que será disponibilizado. Em todos os eventos que contam com um grande número de pessoas aparece gente de todo tipo, inclusive para atrapalhar”, declarou preocupado.

Na despedia, Pe. Edilson nos mostrou as dependências da casa paroquial e também os planos de expansão do prédio, tudo para melhor atender àquela comunidade. O próximo grande projeto do padre é a construção de outra igreja, com espaço para estacionamento no subsolo e três pavimentos pra cima, na Rua Luar do Sertão, que responderá por uma nova paróquia a ser criada naquela comunidade.
Imagem: CDP In SampaPadre Edilson mostra a planta da nova igreja que será construída(Imagem:CDP In Sampa)Padre Edilson mostra a planta da nova igreja que será construída


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo