? ºC Teresina - PI

CDP Esporte

05/02/2014 19:04

Saiba quem foi Pelé, um dos maiores jogadores da história do futebol castelense

Relembrando o futebol do passado, o CDP Esporte traz desta vez a história do Pelé castelense.
Imagem: André ReisO blogueiro do CDP Esporte, Augusto Júnior, entrevista o Pelé Castelense(Imagem:André Reis)O blogueiro do CDP Esporte, Augusto Júnior, entrevista o Pelé Castelense
O nosso futebol nos últimos anos tem sido órfão de craques, vez por outra surge um ou mais atletas diferenciados, diferente do que ocorria nas décadas de 60, 70 e 80, onde o número de bons jogadores era muito grande.

Como exemplos podem ser citados: Joaquim Vasconcelos, Pelé Branco (Antonio Corrêa), Belin Miguel, De Assís, Valtinho do Mercantil, João Andrade, Leó, Eronaldo, Machado Neto, Toberto, Edvan (Capão). Mais recentemente surgiram grandes jogadores de muita qualidade caso de Jayme Vasman, Valtinho, Francisco Alberto, Júnior Miguel, Gerlan e Paulinho.

Pelé Castelense

 Imagem: André Reis / Portal CDP
José Felício da Cruz, o Pelé Castelense(Imagem:André Reis / Portal CDP)
José Felício da Cruz, o Pelé Castelense 

Quando ainda criança, José Felício da Cruz, se destacava por ter muita habilidade e mesmo pequeno já jogava com os adultos e por ser muito bom de bola recebeu o apelido de Pelé, sendo conhecido até hoje.

Pelé jogou nas décadas de 60 a 80 atuando pelo Serraria Futebol Clube, um dos grandes times de Castelo. Quando começou a jogar, Pelé nos contou que os campeonatos eram poucos e a rivalidade local era com o time do Batalhão (militares que trabalhavam em Castelo na construção da estrada de ferro), com o time do Beira Rio, comandados por Edvar Jacaré, Everardo, Chico, dentre outros.
Imagem: André Reis / Portal CDPFoto da equipe do Serraria Futebol Clube(Imagem:André Reis / Portal CDP)em pé; Joaquim Vasconcelos, Jejus, Zezinho Padeiro, Afonso Jóias e Evandro Lima
Agachados: Valtinho do Mercantil, Pelé, Batista, Josenias, Neto Cardoso e Zezinho
As equipes castelenses também jogavam muitos amistosos, principalmente com equipes de fora, como de: Juazeiro do Piauí, São Miguel do Tapuio, Lagoinha e Buriti dos Montes.

Jogo inesquecível

Segundo Pelé uma das partidas mais emocionantes que atuou foi contra a seleção buritiense, em Buriti dos Montes, que veio com três jogadores que jogavam profissionalmente no futebol cearense.

Contava Pelé que os castelenses perdiam por 4 x 0 e começaram jogar com muita raça e força de vontade e empataram em 4 x 4 ainda no primeiro tempo, para surpresa da torcida que lotava o campo.

No segundo tempo o Serraria deslanchou e virou o placar para 8 x 4. Pelé como sempre foi o grande destaque marcando três gols e dando duas assistências para Belin Miguel (in memória) fazer dois e Valtinho do Mercantil também balançar as redes duas vezes.
Imagem: André Reis / Portal CDPValtinho do Mercantil (esquerda), participou do jogo inesquecível contra a seleção de Buriti dos Montes. Nesse registro está ao lado do fazendário Neto Cardoso(Imagem:André Reis / Portal CDP)Valtinho do Mercantil (esquerda), participou do jogo inesquecível contra a seleção de Buriti dos Montes. Nesse registro está ao lado do fazendário Neto Cardoso, outro jogador que participou da partida
Muita habilidade, técnica refinada, além de ser muito rápido e exímio finalizador, essas eram as características do Pelé castelense, um dos maiores jogadores do futebol de nossa cidade de todos os tempos.

Assim como seu xará mais famoso, Pelé Preto como era conhecido em Castelo porque havia outro, chamado de Pelé Branco (Antonio Corrêa) na sua época, foi artilheiro da maioria dos campeonatos e jogos que disputou.

“Se eu tivesse tido uma oportunidade com certeza seria um jogador profissional e de sucesso, porque as pessoas sempre diziam que eu jogava bem”, comentou José Felício da Cruz o “Pelé” dos campos de futebol de Castelo do Piauí.
Imagem: André Reis / Portal CDPO Pelé Castelense ao lado da sua companheira(Imagem:André Reis / Portal CDP)O Pelé Castelense ao lado da sua companheira

Texto: Augusto Júnior Vasconcelos / Fotos: André Reis Fernandes

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo