? ºC Teresina - PI

Cachaça Fest

16/07/2014 17:43

Coordenador de turismo de Castelo diz que o X Cachaça Fest será o melhor

Em 2014, o Cachaça Fest, evento realizado no município de Castelo do Piauí, emplaca mais uma edição e comemora o aniversário de 10 anos. O evento está programado para os dias 25, 26 e 27 de julho e irá trazer diversas atrações musicais, promover roteiros turísticos, visitas culturais, artesanato de exposições e atividades ligadas ao agronegócio da região.
Imagem: PortalCDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Robson Lima (à dir.), Coord. de Turismo de Castelo, com Douglas Cordeiro e Hannah Vanessa durante transmissão ao vivo para a TV Cachaça Fest 2013
A programação do evento não está totalmente fechada, mas já estão confirmadas para esta edição a banda de pop rock Biquíni Cavadão e o cantor Nando Reis. Segundo Robson Lima, coordenador municipal de turismo em Castelo, este ano, a tendência é seguir um estilo mais arrojado, enfatizando o rock. "Já passamos por MPB, samba, forró tradicional, sempre procurando manter este estilo diferenciado. Nós nos permitimos variar também este ano", destaca.

O Cachaça Fest surgiu um ano depois do Festival de Inverno, que ocorreu recentemente em Pedro II e segue os mesmos moldes deste último. Robson Lima explica que ao longo de todos esses anos, o Cachaça Fest conseguiu alcançar evolução nos setores da economia e do turismo, tendo em vista o cenário turístico abrangente do local.

"O Cachaça Fest foi um divisor de águas para Castelo do Piauí. A cidade, mais conhecida como a capital da cachaça, já foi responsável pela produção de mais de seis marcas de cachaça e hoje conta com lo avanço da cajuína, com quase 10 fábricas que potencializam sua produção. Cresceu também o número de pousadas, churrascarias e lanchonetes", confirma Robson Lima.

Ano passado, o evento também movimentou grande número de público. Foram 15.000 pessoas, entre visitantes e turistas, na cidade. Dentro da edição comemorativa este ano, a expectativa, segundo Robson, é poder contar com público maior e superar a marca das outras edições.

O Cachaça Fest 2014 é realizado pela Prefeitura de Castelo do Piauí com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae do Piauí - que entra nesta parceria com a qualificação e capacitação de diversos setores do município. Este trabalho envolve cursos de gastronomia, curso básico para garçons, cursos para hospedagem e ornamentação e preparação de mercados.

De acordo com Ceres Rebelo, gestora de eventos do Sebrae, todo trabalho realizado na região é em cima do potencial do agronegócio e da cachaça. Para ela, a importância do evento está no incentivo ao empreendedorismo. "Descobrimos que o município precisava de incentivos ao empreendedorismo e com o evento conseguimos promovê-lo e fazê-lo forte na região", afirma Ceres Rebelo.

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo