? ºC Teresina - PI

Cachaça Fest

21/07/2014 14:14

Cachaça Fest terá shows, trilhas e passeios turísticos inéditos este ano

O evento chega a sua décima edição mantendo a qualidade das apresentações culturais e ampliando os passeios turísticos na região.

Em sua décima edição, o Cachaça Fest traz esse ano duas novidades para o turista que já conhece o evento. São duas trilhas completamente novas e que foram planejadas especialmente para aqueles que querem aproveitar o dia antes do início da festa. Este ano, Nando Reis e Biquíni Cavadão serão as principais atrações culturais, mas antes disso as grandes atrações são as trilhas e os sítios arqueológicos.

Imagem: Juscel Reis   (Imagem:Juscel Reis)

As novidades anunciadas para os dias 25, 26 e 27 de julho prometem encantar o turista que aprecia o contato com a natureza. A primeira delas é a visitação à Formação Tartaruga dos Picos dos Andrés, onde é grande a frequência de sítios arqueológicos. A trilha é curta e poderá ser feita por pessoas de todas as idades, não ultrapassando um quilômetro de distância, cujo percurso dura em média 10 minutos para ser feito.

Segundo o coordenador de turismo do município, Robson Lima, o local ainda não havia sido utilizado como parte das atrações turísticas devido a pouca estrutura para a recepção dos visitantes. Dessa vez, contudo, a preparação ocorreu com antecedência.

“O nosso turista é fidelizado, ele já conhece todas as nossas atrações porque vem todos os anos. Dessa vez, quisemos oferecer mais opções de diversão e passeio durante o dia, já que à noite a programação sempre muda todos os anos”, destacou.

Dentre os Picos dos Andrés, há um local que promete deixar os visitantes encantados, que é o sítio arqueológico Folha do Mapa, cujas pinturas rupestres lembram, de fato, um grande mapa da região. Os arqueólogos acreditam que o homem primitivo tentava criar modos de melhor localizar- se.

A segunda novidade é o Cânion do Esporão, localizado no Rio São Miguel. O local é diferente do já conhecido Cânion do Rio São Miguel, onde uma barragem oferece excelente opção de lazer para os visitantes. No Esporão, há uma grande presença de formações rochosas e sítios arqueológicos.

O carro-chefe, já conhecido dos turistas, também estará aberto à visitação: o Parque Municipal Pedra do Castelo. O local ocupa um território de dois hectares e possui cavernas e sítios arqueológicos com pinturas (feitas a base de tintas vegetais) e gravuras (marcadas com o desgaste das rochas).

Dois quilômetros distante do Parque, encontra- -se o Mirante e a Cachoeira das Arraias, onde as principais atrações são a prática do rapel e da tirolesa. O trajeto entre a Pedra do Castelo e o local da prática pode ser feito a pé, mas os veículos um pouco maiores também chegam até lá. Para quem segue de Teresina para Castelo do Piauí, 190 quilômetros ao norte, o Parque fica a apenas dois quilômetros de distância da rodovia PI 115.

Degustação

Não apenas a cachaça vai ser o produto liberado para degustação durante o Cachaça Fest, mas também diversos pratos criados a partir da caprinocultura, bastante desenvolvida na região.

Além do churrasco de carneiro, preparado e servido em todos os dias do evento, a buchada de bode e a tapioca de carne de bode também serão oferecidas para os visitantes. Os pratos serão servidos na praça Aloísio Lima.

Para acompanhar, a tradicional cachaça de Castelo do Piauí também estará disponível aos visitantes. Pelo menos cinco marcas piauienses demonstrarão seus produtos. Além disso, derivados da cana de açúcar como o caldo de cana e a rapadura também poderão ser provados.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo