? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

Jessé Mineiro 13/09/2017 16:35

Castelense tem se destacado como defensor público no estado do Maranhão

Em dois anos de instituição, o defensor público estadual Jessé Mineiro de Abreu tem muitas histórias para contar. Seu perfil irrequieto e desbravador não o deixa ficar parado em seu gabinete, no movimentado Núcleo Regional de Barra do Corda. Embora considere o trabalho de escritório de fundamental importância em sua rotina, a atuação de Jessé Mineiro nas comunidades, na defesa dos direitos individuais dos mais necessitados, e também nas tutelas coletivas, tem feito a diferença dentro e fora da instituição.

“Quanto mais estivermos próximos dos nossos assistidos, mais teremos a possibilidade de vislumbrar as maiores e mais urgentes necessidades da população que, por sua vez, se sentirá mais segura e amparada, tendo a certeza de sempre poder contar com a Defensoria”, explicou o defensor, que tem colocado em prática iniciativas como o projeto Defensoria em sua casa e o Programa de Erradicação da Miséria de Pessoas com Deficiência e Idosos (Pemdi). “Trabalhos como estes servem também para comprovar a importância do fortalecimento da Defensoria Pública”, completou.

Graduado pela Universidade Federal do Piauí, e com experiência adquirida em vários outros cargos públicos, Jessé Mineiro acredita que sua atuação tem a cara e a força da nova Defensoria.

“Juntamente com meus colegas, busco o reconhecimento da instituição, em um momento favorável ao seu crescimento, que é fruto do trabalho de todas as administrações anteriores e da atual. Mas não devemos nos acomodar. Precisamos continuar lutando para garantir outras conquistas, dentre elas a real equiparação com as demais carreiras jurídicas”, destacou o defensor público, recordando que durante sua vida acadêmica estagiou na 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina e também na Advocacia Geral da União. “No 8º período de Direito, passei no concurso de servidor do Tribunal Regional do Trabalho, sendo lotado na Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato, no Piauí, cargo que ocupei até a posse na DPE/MA”.

Em Barra do Corda, o defensor público atua em todas as áreas. “Atualmente, temos uma estrutura muito boa de trabalho neste núcleo. Logicamente, o ideal é corpo próprio de servidores, mas com motivação e treinamento adequado, é possível aproveitar de forma muito eficiente a equipe que temos à disposição”, destacou Mineiro, considerando que o processo de interiorização, que possui comando constitucional, está sendo feito da melhor forma possível, de acordo com os recursos financeiros disponíveis. “A Administração tem o árduo trabalho de se equilibrar entre a instalação dos novos núcleos e manter a qualidade nos núcleos já instalados, tanto na capital como interior”.

O defensor público Jessé Mineiro passa a semana toda no Maranhão, mas aos fins de semana não dispensa a companhia da esposa e das filhas, com idades entre 1 e 3 anos, que residem na capital piauiense, situada a cerca de 400 Km de Barra do Corda. “Não me separo de Teresina, minha terra natal. De lá saí aos 2 anos, após o falecimento prematuro de minha mãe, para morar com meus avós, em Castelo do Piauí. Nesta cidade fiquei até os 12 anos de idade, quando retornei para Teresina com a finalidade de estudar”, contou. 

Para minimizar a saudade que sente da família, o defensor público disse que busca ocupar bastante o seu tempo nos dias que permanece na comarca. “Todo profissional que atua distante da família sente logicamente essa dor”, destacou, ressaltando que esse sentimento é amenizado graças à convicção de que seu trabalho é fundamental para garantir dignidade e cidadania às pessoas que mais precisam.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo