? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

02/05/2017 08:06

Magno fala sobre ações do seu governo e melhorias para Castelo do Piauí

O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, esteve presente ontem (01) na audiência pública proposta pelo vereador Tomaz Almeida para discutir a Reforma da Previdência na Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí e contou com a presença de políticos, autoridades e um bom número de populares.

No início da sua fala, Magno afirmou que a Prefeitura Municipal juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato dos Professores e Demais Servidores Municipais estão de mãos dadas, juntos em defesa dos direitos dos trabalhadores. Magno disse que essas medidas são duras, principalmente para os trabalhadores rurais que serão muito penalizados se esse projeto for aprovado. O prefeito ressaltou a importância de audiências como essa para esclarecer a população sobre a realidade dos fatos e não somente o que é veiculado na imprensa. Citou como exemplo  a forma dissimulada como as informações são colocadas na imprensa, colocando o caso do fim dos concursos públicos que a imprensa não coloca dessa forma pois não existe nenhuma lei pondo fim na exigência de realização de concursos, mas por outro lado com a aprovação da terceirização irrestrita, as empresas públicas abrirão mão do concurso para contratar com empresas ligadas aos gestores que por sua vez indicarão servidores subordinados politicamente a esses gestores.

Magno aproveitou o momento para reivindicar o apoio da senadora Regina Sousa e do deputado estadual João de Deus para solicitar o empenho dos dois para ajudar o município que passa por um momento de dificuldade, principalmente pela ausência dos serviços do Banco do Brasil, sentido principalmente pelos aposentados que precisam se deslocar para outros municípios para receber seus benefícios, causando grande prejuízo para o comércio local e para a gestão pública que sofre com a queda de arrecadação, só a queda do ICMS nesses primeiros meses do ano foi de 26%. De acordo com o prefeito, isso é alarmante por que além de uma conjuntura de crise econômica se soma o não funcionamento do banco contribui ainda mais para piorar a situação, pois caindo a arrecadação municipal de ICMS vem menos recursos para os cofres do município precarizando os serviços prestados pelo município.

Um exemplo da dificuldade financeira enfrentada pelo município e colocado pelo prefeito foi o corte do cofinanciamento dos recursos recebidos pelo Hospital Nilo Lima que de 80 mil caiu para 30 mil e com isso o município fica obrigado a retirar recursos do FPM para manter o bom funcionamento do estabelecimento de saúde, ou seja, uma despesa nova em meio a uma queda de arrecadação. Essa situação traz um enorme embaraço para gestão que prevê que o município não suportará por muito tempo essas condições adversas. O prefeito disse que já esteve reunido por três vezes com o secretário estadual de saúde Francisco Costa tratando especificamente dessa situação do hospital e alguma coisa foi encaminhada, mas não chegou a sanar o problema e precisa do apoio da senadora Regina e do deputado João de Deus para resolver essa situação o quanto antes.

Apesar das dificuldades enfrentadas nesse início de gestão, o prefeito ressaltou várias coisas positivas que segundo ele são atribuídas ao empenho e dedicação de todos que fazem a gestão, citou como exemplo a campanha Janeiro Branco implantada no município pela Dra. Enilda e que vem trazendo resultados muito positivos. Magno citou também a realização das reformas nos postos de saúde, citou o posto de saúde da Cohab, o Horácio Lima no centro e vai ser inciada a reforma do posto do Mutirão. Falou também das reformas dos consultórios odontológicos que foram interditados pelo Conselho Regional de Odontologia, sendo inclusive destaque na imprensa estadual. Magno disse que grande parte desses problemas é uma herança recebida da gestão anterior, mas que sua equipe está tendo compromisso e empenho com apoio dos vereadores que buscam apoio junto aos seus deputados para normalizar essas situações pontuais.

O prefeito anunciou também o funcionamento do mamógrafo do Hospital Nilo Lima que está previsto para essa semana. Ele disse que esteve reunido como o Diretor Geral do HMNL e está tudo certo para que o serviço seja oferecido. Além do mamógrafo, outros exames que antes não eram realizados estão sendo oferecidos a população, como o caso do ultrassom.

Magno disse que ele e sua equipe estão trabalhando e se organizando com planejamento para que a prefeitura possa oferecer todos os serviços que a população necessita e que antes não eram oferecidos por falta de organização.

Sobre a educação, o prefeito disse que todas as escolas estão funcionando apesar de algumas precariedades em regiões do interior, mas que estão trabalhando para solucionar. Citou como exemplo o transporte escolar que hoje tem 90% da sua frota formada por veículos regulares e apenas 10% como veículos adaptados, mas que essa situação é necessária por causa das estradas que não oferecem condições de tráfego para micro-ônibus ou vans e que infelizmente algumas comunidades ainda tem que ser atendidas por camionetes. Pegando o gancho o prefeito falou que foram realizadas algumas medidas paliativas em estradas da zona rural como a estrada do Buriti do Sobrado e a que liga Morada Nova a São José de Dentro. O prefeito complementou tranquilizando a população da zona rural que em breve terão todas as estradas reformadas e para isso contará com o apoio do governador Wellington Dias.

Magno falou das ações na agricultura que colocou os tratores a disposição dos agricultores familiares para o arado da terra preparando para o plantio, assim como a distribuição de sementes. Magno se mostrou confiante no resultado da colheita que terá uma safra recorde, aliando o empenho da gestão e o inverno favorável. O prefeito falou também sobre a feira da agricultura familiar e o projeto de realização de grandes hortas comunitárias e para isso a prefeitura já está providenciando a contratação de técnicos agrícolas para dar suporte nessas ações da secretaria de agricultura.

Sobre obras de infraestrutura o prefeito citou algumas ações conveniadas com o governo do estado como a construção de um novo matadouro, o calçamento do Bairro Trindade, a reforma do estádio municipal e o asfaltamento de algumas ruas do centro da cidade e interligando bairros como Cohab e Sem Terra.

Finalizando o prefeito agradeceu o empenho da Senadora Regina Sousa e do deputado João de Deus para que conquistas importantes e que não beneficiam só a cidade de Castelo do Piauí, mas toda a região, fossem alcançadas, como a obra da nova linha de energização e a recuperação da PI-115.

 

 

 

 

 


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo