? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

07/03/2017 20:10

Santana no governo WD deixa oposição castelense em saia justa

O desembarque do PMDB no governo Wellington Dias e o provável apoio em 2018 deixará muitos políticos de Castelo do Piauí em situação conflitante.

O grupo liderado pelos ex-prefeitos Zé Maia e Wilmar Cardoso são ligados ao deputado e agora secretário Zé Santana e é do conhecimento de todos que lideranças da oposição municipal de Castelo do Piauí, assim como simpatizantes desse grupo tecem fortes críticas ao governador Wellington Dias e ao seu partido, o PT. É no mínimo curioso saber como irão se comportar de agora em diante. Opção só tem duas, a de permanecer com o discurso ideológico e abandonar seus deputados Santana e Júlio César ou morder a língua e todos votarem e pedirem votos para o Índio em 2018.

Outro oposicionista que apoia deputados ligados ao governo Wellington Dias é o vereador Rossi que apoia dois secretários estaduais, por sinal dois Fábios, o Abreu da segurança e o Xavier das cidades. Será que tão próximo do governo, inclusive anunciando ações de governo requisitadas por ele, o vereador fará campanha contra?

Nem mesmo os vereadores tucanos podem descartar totalmente o apoio à reeleição do governador, uma vez que o PSDB hoje diz que marchará com o PP de Ciro em qualquer situação e tanto Ciro como Dias dizem que estarão juntos, coisa que não acredito, mas quem sou eu pra dar pitaco em coisa grande. Portanto, se tudo acontecer dentro da previsão, Firmino Paulo, deputado apoiado por Anísio Pato pode votar em Wellington e mesmo Mardem Menezes que atualmente é oposicionista pode virar governo, pois Luiz Menezes é do PMDB que quer emplacar Themístocles Filho como vice, já de olho no Karnak, pois WD poderá voltar para o senado.

Nesse balaio de gato, só o PMDB de Castelo que tem ligações com a deputada Juliana que é resistente dentro do seu partido à essa aliança PMDB/PT está mais distante de um apoio ao atual governador, mas parece que esse grupo não tem pretensões de permanecer na política.

Longe de mim querer causar cizânia, mas é fato que a oposição castelense de hoje está em uma verdadeira saia justa e precisa se decidir entre ideologia e conveniência. A nós, que somos apenas platéia cabe apenas observar o desenrolar dos fatos com muita atenção e aos políticos, explorar posições incoerentes dos seus adversários, se bem que a política não sobrevive sem a dita incoerência, que é um dos alimentos que a sustenta, além de outros que vocês leitores sabem bem mais que eu.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo