? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

17/02/2017 09:00

Câmara de Castelo abre o ano legislativo com presença do prefeito Magno e debates fortes

A primeira sessão do ano legislativo de Castelo do Piauí aconteceu na última quarta-feira (15) e foi marcada pela leitura da mensagem do prefeito, Magno Soares, algo bastante incomum na cidade e que denota que o gestor buscará governar com uma relação aberta com o legislativo.

O discurso do prefeito Magno, que foi vereador na última legislatura, teve início com a declaração de que sentirá saudade da atuação parlamentar e da relação próxima com os edis e funcionários da casa. Ele fez um breve resumo do início da gestão, de algumas obras já realizadas e do empenho em buscar apoio para realização de outras em parceria com o governo do estado. Magno falou também que algumas ruas do centro da cidade receberão pavimentação asfáltica e as obras serão iniciadas em breve.

A primeira sessão do ano já foi marcada por embates entre situacionistas e oposicionistas e demonstrou que o prefeito Magno precisará de uma boa defesa no parlamento, pois os vereadores Milton Maia (PSD), Nilso Feitosa (PSD) e Rossi Melo (PR) não prometem trégua nesse primeiro momento e farão oposição forte.

Os vereadores tucanos que também são oposicionistas, deixaram a entender que vão aguardar mais tempo para definir sua forma de atuar no parlamento. Apesar desse comportamento de analisar a gestão para só então formular críticas ou até mesmo agir de forma harmoniosa em relação à gestão do prefeito Magno nada tem a ver com adesão. O vereador Neirane declarou que não foi convidado e muito menos se ofereceu para fazer parte da base do prefeito, disse que apoiou o candidato derrotado, o povo o colocou na oposição e nessa condição que ele permanece.

A nova legislatura conta com três novatos, os vereadores Jonas Soares, o Bebé (PT), Josimar Lima (PRB) e Anísio Pato (PSDB). Conta também com a volta de dois legisladores que estavam afastados, mas conhecem muito bem as relações dentro do poder legislativo, Tomaz Almeida (PT) e Rossi Melo (PR).

A composição atual das forças na Câmara de Vereadores sofrerá alteração, pois dois vereadores deverão assumir secretarias municipais. O vereador Raimundinho Mineiro (PSB), que está no terceiro mandato, será nomeado secretário de obras e o vereador Jonas Soares (PT) comandará a pasta da agricultura. Com isso o PSB perde uma cadeira e o PT ganha uma, mesmo com a saída do vereador Bebé, pois como os suplentes Anderson Lima (PHS) e Nina Silva (PT) também assumirão secretarias, as vagas de Raimundinho e Bebé serão ocupadas por Vildemar Soares (PT) e o vereador Reginaldo (PT) que retorna ao poder legislativo.

As próximas sessões da Câmara de Vereadores comandada pelo presidente Jadeilson Pereira (PSB) estão marcadas para os dias 21 e 22 de fevereiro e mesmo em ritmo de pré-carnaval promete muita animosidade por parte de alguns vereadores oposicionistas, como demonstrado na primeira sessão do ano.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo