? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

03/02/2017 18:17

Wellington Dias começa formatar sua aliança para 2018

O governador Wellington Dias tem um projeto definido para 2018 que é a sua reeleição e para isso está buscando a formação de uma aliança forte, mantendo os partidos aliados e atraindo outros, em especial o PMDB de Marcelo Castro e Themístocles Filho.

Mesmo sendo um grande articulador, a missão não está sendo nada fácil para o governador Wellington. A chegada do PMDB preocupa principalmente PT e PP que não aceitam perder espaços. A bem da verdade, os dois partidos foram os que mais elegeram prefeitos na última eleição municipal no Piauí, o PT, inclusive, em contramão ao resultado do partido em outros estados, que teve um encolhimento.

Se o bolo é o mesmo e o número de convidados aumenta, só há duas saídas: Repartir o bolo em pedaços menores ou encomendar um maior. O governador parece que pretende fazer as duas coisas, com a preocupação de não aumentar gastos, o que torna a tarefa bem mais complicada.

Para acomodar o PP de Ciro Nogueira, Dias tem uma estratégia. Deverá criar uma pasta na saúde para contemplar os progressistas. A idéia que já existe desde o ano passado é criar uma empresa que irá gerir os hospitais públicos e ao que tudo indica, essa empresa será comandada por um aliado do senador Ciro Nogueira.

Com isso, o indicado de Assis Carvalho, o secretário de saúde Francisco Costa, permanece à frente da gestão da saúde estadual o que em tese acalmaria os petistas e o PP teria seu espaço ampliado em uma área estratégica, já que o ministro da saúde pertence ao partido e também é indicado de Ciro.

Ao PMDB caberia duas secretarias e algumas diretorias. As conversas entre o governador e os caciques peemedebistas Marcelo Castro e Themístocles Filho devem ter uma resolução em breve.

Com essa ampla aliança e a estrutura de governo que dispõe, será muito difícil o surgimento de uma candidatura de oposição competitiva. Wellington Dias já mostrou que sabe ganhar eleição na oposição e no governo e todas em primeiro turno.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo