? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

15/01/2017 12:56

Magno e Daniel se reúnem com secretário estadual de saúde para tratar do HMNL

A reunião aconteceu no gabinete do secretário Francisco Costa e teve um saldo positivo em relação a avanços para o Hospital Municipal Nilo Lima.

Na última quinta-feira (12) o prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares e o diretor do Hospital Nilo Lima, Daniel Machado estiveram acompanhados do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, João de Deus Sousa, reunidos com o Secretário Estadual de Saúde, o médico Francisco Costa.

Segundo o diretor do HMNL, Daniel Machado, a reunião com o secretário teve o objetivo de apresentar um diagnóstico de como a gestão recebeu o hospital e mostrar a importância daquela casa de saúde não só para a cidade de Castelo do Piauí, mas para toda a região, além de apresentar as necessidades que o hospital tem em relação a equipamentos, estrutura física, necessidade de uma reforma estrutural ampla, aumento no número de leitos para que o hospital possa mudar de patamar de atendimento, inclusive com a proposta de buscar com convênios com IAPEP, PLAMTA e outros.

Daniel Machado explicou que existem uns patamares de atendimento que precisam ser ampliados, pois já não são mais suficientes. O diretor citou como exemplo que o estado só paga 510 consultas e o atendimento prestado gira em torno de 1100 a 1200 consultas mensais, portanto esse patamar precisa ser elevado. Citou também a implantação de uma tabela de procedimentos que o hospital atende e não pode cobrar.

Daniel considerou a reunião como muito boa e ficou agendada para a próxima terça-feira (17) outra reunião entre o diretor do HMNL e a equipe da SESAPI responsável por coordenar e gerenciar todos os hospitais do estado. Essa equipe irá ajudar o diretor no levantamento de necessidades em relação a pessoal, equipamentos e outras demandas.

O diretor confirmou que ficou marcada para sexta-feira (20) uma visita técnica dessa mesma equipe ao Hospital Nilo Lima para realizarem também um diagnóstico das necessidades diante da situação precária que se encontra essa unidade de saúde.

Para Daniel, essa reunião criou uma expectativa muito positiva em relação à possibilidade de avançar em alguns pontos, como o aparelho de ultrassom que está parado, o mamógrafo e outros equipamentos necessários que poderão ser adquiridos com essa parceria com a SESAPI.

"O secretário se mostrou muito solícito em atender os pedidos formulados, acredito que não vamos resolver tudo, afinal o hospital tem muitas necessidades, mas vamos avançar em muitos pontos que promoverão uma melhoria na qualidade do atendimento e no gerenciamento do hospital", afirmou Daniel.

Questionando sobre a possibilidade de regionalizar o hospital retornando ao comando do estado, Daniel descartou esse pensamento. O propósito é manter o hospital a nível municipal, mas com uma melhor participação do estado. "Acredito que o estado tem a possibilidade de ajudar mais, equipando o hospital, aumentando os patamares de internação e outros atendimentos, com uma participação mais efetiva de funcionários do estado como alguns plantonistas e também com o aumento do número de leitos, mudando de categoria", finalizou.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo