? ºC Teresina - PI

Blog do Professor

13/01/2017 09:59

PT cresce e PSD diminui após eleições municipais em Castelo do Piauí

Com as eleições de 2016 em Castelo do Piauí, a configuração partidária sofreu alterações consideráveis. O PSD que tinha o prefeito Zé Maia e três vereadores: Milton Maia, Dr. Nilso e Marcelo Mineiro, até o final do ano passado, teve sua representação diminuída para dois vereadores, pois Marcelo Mineiro migrou para o PP e o candidato a prefeito Marcello Maia perdeu a eleição majoritária. Os dois vereadores que se mantiveram no partido foram eleitos.

O inverso aconteceu com o PT, que tinha dois vereadores: Magno, que se elegeu prefeito e Reginaldo Lima. Atualmente o PT tem além do prefeito Magno, três vereadores, após as nomeações de vereadores eleitos e suplentes. Os atuais representantes do PT no legislativo são: Tomaz Almeida que foi eleito e retorna à casa legislativa e os suplentes que assumiram: Vildemar e Reginaldo.

Outros partidos praticamente desapareceram, como é o caso do PMDB que tinha o vice-prefeito JR e o vereador R. Neto. Os dois não disputaram a eleição e o partido não indicou nenhum nome para a disputa. O PTB que até pouco tempo tinha ate prefeito, Wilmar Cardoso administrou Castelo do Piauí de 2009 até o final de 2012, perdeu a única cadeira que tinha na legislatura passada, o vereador Júnior do Lalá. O partido, apesar de ter uma candidata, Nadir Abreu, despejou o apoio da cúpula nos candidatos Rossi Melo (PR) e Anísio Pato (PSDB) e com isso ficou sem representação na Câmara de Vereadores.

O PSB conseguiu manter suas duas cadeiras com os vereadores: Jadeilson Pereira e Raimundinho Mineiro, porém o último se afastou para assumir o cargo de Secretário de Obras e Infraestrutura, ficando com apenas um representante no legislativo, porém podemos considerar que o partido saiu fortalecido, pois tem representante no primeiro escalão do governo Magno, além do presidente da Câmara, Professor Jadeilson.

O PSDB tinha um representante na legislatura passada, mas tinha o presidente da casa legislativa e fazia parte da base de apoio ao prefeito Zé Maia. O partido hoje está na oposição e perdeu a presidência da Câmara, mas conta com dois representantes, o próprio Neirane que se reelegeu e o novato Anísio Pato.

Três partidos não tinham representação na Câmara de Vereadores e agora terão um representante cada um. O vereador Rossi Melo retorna ao poder legislativo representando o PR, Marcelo Mineiro se reelegeu por uma nova sigla, o PP e o novato Josimar é o representante do PRB.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo