? ºC Teresina - PI

Blog de Tecnologia

16/01/2013 00:22

Facebook mostra seu novo sistema de buscas

Mark Zuckerberg foi o mestre de cerimônia: "A ferramenta é projetada para mostrar a resposta e não apenas links para esta resposta", disse.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarNovo sistema de busca facebook(Imagem:Divulgação)Novo sistema de busca facebook
O Facebook colocou no ar nesta terça-feira seu novo sistema de buscas, o Graph Search, que em português ganhou o nome de Busca Social. O formato apresenta uma nova maneira de explorar conteúdos compartilhados na rede social, o que permite, segundo a empresa, maior relevância na procura por informações. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas em inglês e para usuários específicos. Não há previsão para o serviço ser traduzido para o português.


A empresa aposta em uma nova lógica. Ao contrário do padrão atual, em que as buscas partem de uma ou da combinação de palavras-chave, a busca social do Facebook tem como foco o comportamento humano, a maneira como usuário interage com seus amigos. Os critérios são definidos por ideias, como por exemplo: 'fotos de amigos que curtem rock e que vivem em São Paulo'. "A Busca Social é projetada para mostrar a resposta e não apenas links para esta resposta", disse Mark Zuckerberg durante a apresentação.

Imagem: DivulgaçãoMark apresenta novo sistema do facebook(Imagem:Divulgação)Mark apresenta novo sistema do facebook

Outra novidade é a forma de apresentação dos resultados. Em vez de uma lista, como na maior parte dos buscadores do mercado, o usuário terá como resposta uma visualização gráfica e personalizada do conteúdo publicado por ele e por seus amigos na rede, de acordo com filtros estabelecidos pela própria pessoa. O recurso permite uma organização do conteúdo social, bem diferente do mecanismo de busca atual que retorna apenas uma lista com pessoas, fanpages e aplicativos disponíveis na plataforma.

Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo